EFEITO DE UM TREINO DE DUPLA TAREFA EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE A MOBILIDADE E ESTABILIDADE DE IDOSOS

Authors

  • TAYARA ANDRADE DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • ÍTALO ENZO DOS SANTOS MEDEIROS CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • LUAN DE MORAES FIGUEIRA PACHIONI CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • MATHEUS VICTOR DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • MARIA EDUARDA SILVEIRA SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • ROBERTO FREIRE JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • JOSIAS VITOR DE LIMA CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • FELIPE LIMA REBÊLO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

Abstract

Introdução: Considerando as repercussões negativas sobre a mobilidade e estabilidade durante atividades com maior demanda cognitiva em indivíduos idosos, e, entendendo a necessidade de inovação com recursos preventivos e terapêuticos para implementação de protocolos que potencializem essas habilidades, destaca-se a ludicidade da Realidade Virtual por seu caráter motivacional e de interação, surgindo como excelente opção para implementação de exercícios de dupla tarefa. Objetivo: Avaliar o efeito de um treino de dupla tarefa com realidade virtual sobre a mobilidade dos membros inferiores e estabilidade em idosos. Métodos: Tratou-se de um estudo experimental do tipo antes e depois, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Cesmac. Os idosos foram recrutados em um grupo para Terceira Idade da cidade de Maceió e avaliados quanto a mobilidade por meio do teste Timed up and go (TUG), a resistência e força de membros inferiores através do Teste Senta e Levanta de 1 minuto (TSL1), quanto ao condicionamento físico através do Teste do Degrau de 6 Minutos (TD6), e, por fim, quanto ao nível de estabilidade postural durante uma requisição cognitiva por meio da plataforma Wii Balance Board, através do módulo de avaliação Stability Test. Após a avaliação inicial, procedeu-se com as intervenções com um protocolo de treinamento de dupla tarefa associado a realidade virtual utilizando o exergame Nintendo Wii. Os jogos usados foram o Single-leg Test, Agility Test, Basic Balance Test, Perfect 10, Table Tilt, Ski Slalom e Balance Bublle. Todos foram feitos em 2 séries, realizando evoluções de forma a subir o nível programado nos próprios jogos. A intervenção foi realizada durante 16 sessões, com duração de 60 minutos cada, com frequência de 2 vezes por semana. Após as sessões, toda bateria avaliativa foi reaplicada. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: A amostra foi composta por 6 idosos com predominância do sexo feminino e média de 73,83 anos (± 9,28). Na avaliação do TUG obteve-se média inicial de 11,8 segundos (± 4,40) reduzido para 10,41 segundos (± 2,93). Já no TSL1 a média inicial foi 21,83 repetições (± 7,26), passando para, 25,50 repetições (± 7,20) na avaliação final, e no TD6 a média inicial foi 105,66 repetições (± 47,14), aumentando para 118,00 repetições (± 41,43) na reaplicação do teste. Na mensuração da estabilidade realizada no Wii Balance Board a média inicial foi 44% (± 0,12) aumentando para, 53% (± 0,15) na reavaliação. Conclusão: A realidade virtual foi efetiva para melhora da mobilidade e estabilidade postural perante a demandas cognitivas, embora, destacou-se limitações como o N amostral reduzido e a ausência de uma análise estatística interferencial. Diante disso, será realizada a continuação desse estudo piloto com uma amostra maior, para que que seja possível gerar resultados mais significativos.

Published

2025-01-08

How to Cite

TAYARA ANDRADE DOS SANTOS, ÍTALO ENZO DOS SANTOS MEDEIROS, LUAN DE MORAES FIGUEIRA PACHIONI, MATHEUS VICTOR DOS SANTOS, MARIA EDUARDA SILVEIRA SANTOS, ROBERTO FREIRE JUNIOR, JOSIAS VITOR DE LIMA, & FELIPE LIMA REBÊLO. (2025). EFEITO DE UM TREINO DE DUPLA TAREFA EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE A MOBILIDADE E ESTABILIDADE DE IDOSOS. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 4(1). Retrieved from https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2483