Programa educativo online para modificar crenças sobre dor lombar em Fisioterapeutas: um estudo de viabilidade

Authors

  • DANIELA SILVA MAGALHÃES Universidade Federal de Minas Gerais
  • RAFAEL ZAMBELLI PINTO Universidade Federal de Minas Gerais
  • TADEU EMANUEL PRADO OLIVEIRA Universidade Federal de Minas Gerais
  • GABRIEL MENDES DE OLIVEIRA Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Introdução: Uma estratégia para reduzir os impactos da dor lombar é a disseminação de diretrizes clínicas entre profissionais da saúde. Entretanto, a mera disseminação das diretrizes não aumenta a sua adesão na prática clínica. Neste contexto, programas educativos online podem ser uma boa estratégia para promover e facilitar a implementação das diretrizes de prática clínica entre os fisioterapeutas. Objetivos: Investigar a viabilidade de um programa educativo online para modificar crenças e atitudes sobre dor lombar e sobre a prescrição de exames de imagens em estudantes de fisioterapia. Métodos: O presente estudo de viabilidade foi conduzido previamente ao ensaio clínico aleatorizado que se encontra em andamento CAAE 60756422.6.0000.5149 e está registrado no ClinicalTrials.gov NCT05661968. Um total de 17 estudantes do curso de Fisioterapia com experiência no tratamento de pacientes com dor lombar e que possuem acesso à internet foram recrutados. A coleta de dados foi realizada via plataforma Research Electronic Data Capture, contendo perguntas para caracterização da amostra e questionários de avaliação. O programa educativo online foi baseado nas recomendações provenientes das diretrizes de prática clínica, com duração de 6 semanas e incluiu: videoaulas e materiais com informações sobre triagem diagnóstica, neurofisiologia da dor, papel dos exames de imagem, abordagem interdisciplinar, recomendações terapêuticas, abordagens educativas e prescrição de exercícios. Os desfechos avaliados foram a porcentagem de participantes que finalizaram o programa educativo online e dificuldades e barreiras identificados pelos participantes no acesso ao programa. Resultados: Dos 17 participantes do estudo, 14 acessaram a plataforma do curso e aderiram ao programa, totalizando mais de 80% dos participantes. Os 3 participantes que não aderiram não justificaram o motivo de não adesão. Destes 14 todos terminaram totalmente o programa, dentro das 6 semanas estabelecidas. Realizaram o curso de maneira gradativa, executando 1 Unidade por semana e relataram que a maneira como o conteúdo foi construído e distribuído facilitou a adesão. Salientaram ainda, que as questões de ao final de cada Unidade, proporcionaram melhor fixação do conteúdo. Conclusão: O programa educativo online baseado em diretrizes clínicas é factível para execução e o estudo de viabilidade foi importante para melhoria do processo de recrutamento das coletas oficiais do ensaio clínico aleatorizado, para que fosse criado um protocolo de acompanhamento e monitoramento dos participantes que fossem alocados para o grupo intervenção, para aumentar a adesão ao programa.

Published

2025-01-08

How to Cite

DANIELA SILVA MAGALHÃES, RAFAEL ZAMBELLI PINTO, TADEU EMANUEL PRADO OLIVEIRA, & GABRIEL MENDES DE OLIVEIRA. (2025). Programa educativo online para modificar crenças sobre dor lombar em Fisioterapeutas: um estudo de viabilidade. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 4(1). Retrieved from https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2502