FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NORMAL E COM EXCESSO DE PESO

Autores/as

  • Mauricio Concikovski Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU)
  • Eduardo Favretto Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Marcelo Faria Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Gilnei Lopes Pimentel Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Marlon Francys Vidmar Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai

Resumen

Introdução: Evidenciando a crescente preocupação entre os profissionais na area da saúde, a falta de exercícios físicos associado a mudanças nos habitos alimentares, acaba resultando em um alto índice de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, influenciando desta maneira na sua aptidão física. Objetivos: Comparar a força de preensão palmar em escolares do ensino fundamental com índice de massa corporal (IMC) normal e com excesso de peso. Métodos: O presente estudo caracteriza-se como observacional com corte transversal, de carater descritivo e comparativo, aprovado pelo CEP sob o parecer 0014.0.398.000-11. A amostra foi composta por 124 escolares do Ensino Fundamental, alocados em quatro grupos, conforme o sexo o IMC: GI – grupo meninos IMC normal; GII – grupo meninos IMC excesso de peso; GIII – grupo meninas IMC normal e GIV – grupo meninas IMC excesso de peso. A obtenção do peso e altura para definição do IMC realizou-se através de uma balança digital antropométrica com estadiometro. Os dados obtidos foram submetidos a fórmula IMC= Kg/m² e o resultado adaptado a curva de desenvolvimento IMC por idade. Ja para a avaliação da força de preensão palmar foi utilizado um dinamometro da marca Jamar®, onde foram realizadas três preensões voluntarias maximas consecutivas, alternando entre o lado dominante e não dominante. A média das três repetições foi utilizada para as analises posteriores. Os dados foram expressos como média ± desvio padrão, e para a analise inferencial intergrupos foi utilizado o teste t de student, através do programa SPSS for Windows (versão 19.0). Resultados: Observou-se que os escolares do ensino médio com IMC normal (GI e GIII) obtiveram maiores FPP (0,05*) do que quando comparado aos escolares que possuem IMC com excesso de peso (GII e GIV); o lado dominante atingiu maiores FPP quando comparado ao lado não dominante, com diferença significativa para os grupos I (<0,00*), II (0,03*) e III (0,05*); o antebraço do lado dominante apresenta maior perimetria do que o antebraço do lado não dominante, com diferenças significativas em todos os grupos: I (<0,00*), II (0,01*), III (0,01*) e IV (0,02*); e o gênero teve influencia sobre FPP e na perimetria do antebraço, onde os escolares do sexo masculino alcançaram maiores valores. Conclusões: Os achados do presente estudo demonstram que, escolares com excesso de peso apresentam diminuição na sua aptidão física FPP, visto que, os escolares com IMC normal obtiveram valores maiores de FPP.

Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Concikovski, M., Favretto, E., Silva, M. F., Pimentel, G. L., & Vidmar, M. F. (2017). FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NORMAL E COM EXCESSO DE PESO. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 2(1). Recuperado a partir de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/1992