A POÉTICA DO SINISTRO: A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO GÓTICO EM DRACULA, DE BRAM STOKER

Autores

  • Luciana Moura Colucci de Camargo UFTM
  • Nivaldo Fávero Neto

Resumo

Com o recente sucesso da saga literário-cinematográfica Crepúsculo (2005, 2008), a contemporaneidade presencia o renascimento do mito do vampiro que há séculos fascina o homem do oriente ao ocidente. A personagem vampiresca teve com Dracula (1897), de Bram Stoker (1847-1912), seu amadurecimento enquanto ente ficcional lapidada sob a ótica da vilania gótica. A Stoker coube o talento visionário de vislumbrar um romance que permearia o imaginário das futuras gerações com medo e terror e que, segundo Fred Botting (2006), tendo como principal personagem o “vampiro macho”, reafirmaria e imortalizaria esse legado do vilão gótico. Desde o século XVIII, a envolvência e a popularidade do romance gótico e de seus temas se sustentam no fascínio desafiador provocado às mentes, instigadas pelos mistérios que remontam a um passado medieval, ambientado em espaços góticos e lúgubres (castelos, abadias, cemitérios) propícios à ação do sobrenatural que, aliados em situação de homologia à constituição ficcional das personagens, criam alicerce para que o romance gótico deixe a condição de literatura popular para adentrar ao rol de ficção fantástica cujo traço diferencial é justamente o rigor estrutural do texto literário. Diferentemente de muitos estudos já publicados acerca da obra, que enfocam temáticas relativas à psicanálise e aos estudos culturais, neste estudo, abordaremos Dracula sob uma perspectiva formalista no sentido de problematizar a categoria do espaço, a qual, segundo Antônio Dimas (1994), pode assumir estatuto tão importante quanto os outros componentes da narrativa. Portanto, a partir de reflexões baseadas nos estudos críticos de Edgar Allan Poe (1809-1849) - nas filosofias do Mobiliário (1840) e da Composição (1846) -, Lotman (1978), Bachelard (1998), Eliade (2001) e Borges Filho (2007), propomos um estudo aprofundado acerca dos espaços politópicos transitados pelo vampiro. Assim, nosso objetivo é entender e configurar a poética de criação da categoria espacial gótica, tendo em mente as particularidades da ficção literária de vertente gótica e fantástica. 

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