Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Resumos

Este documento tem o intuito de apresentar um exemplo de resumo expandido submetido à IV Semana LECampo. Lembre-se que em caso de não aderência à formatação recomendada, o texto será devolvido ao(s) autor(es) para que faça as adequações necessárias. Devem-se observar as orientações da NBR 6028:2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sugerimos que o resumo contenha objetivo ou pergunta de pesquisa, visão geral da fundamentação teórica, aspectos metodológicos, resultados e conclusões ou considerações. Reiteramos que, em caso de colaboração de docentes, os seus dados poderão ser incluídos em nota de rodapé

O resumo expandido deve conter no máximo 2 páginas, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, diagramas, quadros, tabelas e referências bibliográficas, conforme as normas vigentes da ABNT. As páginas devem ser numeradas (com exceção da primeira página), com localização inferior e à direita. Caso os autores necessitem ultrapassar o limite máximo de páginas deverão enviar uma justificativa para serem aceitos para avaliação.

Deve-se usar margens de 3 cm nas bordas superior e esquerda, 2,5 cm nas bordas inferior e direita. Recuo de 1,25 na primeira linha dos parágrafos. 

Usar a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 para texto corrente. Notas de Rodapé devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas Simples.

O resumo expandido deve ser apresentado de maneira clara, coesa, coerente e seguir as normas cultas da língua portuguesa. Os títulos das seções e subseções devem corresponder ao conteúdo contido nelas. Sugere-se que a ilustração (desenho, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros, tabelas, figuras e outros) seja inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. 

Desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros, tabelas, figuras retiradas da internet, dentre outros devem ser centralizadas e numeradas na ordem que aparecem no texto, em números arábicos, travessão e o respectivo título. Para o título das ilustrações utilize fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; alinhamento centralizado; acima da figura. Após a ilustração na parte inferior deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório), legenda, notas e outras informações que sejam necessárias. Para a fonte das ilustrações utilize fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples entre linhas; alinhamento centralizado; abaixo da figura. Espaçamentos de 0pt entre o título da Figura e a fonte. Exemplos:

 

Figura 1 – Título da figura (fonte Times New Roman, tamanho 12)

Fonte: Autor (ano, p.(nº da página)) ou Disponível em: www... Acesso em: dia mês (apenas as três letras iniciais do mês, com exceção do mês de maio) ano ou Dados da pesquisa ou Elaborada pelos autores (Times New Roman, tamanho 10, centralizado).

Tabela 1 – Título da tabela (Times New Roman, tamanho 12)

Tabela (formatação)

Informação A

Informação B

Informação C

Informação 1

Entrada 1A

Entrada 1B

Entrada 1A

Informação 2

Entrada 2A

Entrada 2B

Entrada 2A

Informação 3

Entrada 3A

Entrada 3B

Entrada 3A

Total 

W

T

S

Fonte: Autor (ano, p.(nº da página)) ou Disponível em: www... Acesso em: dia mês (apenas as três letras iniciais do mês, com exceção do mês de maio) ano ou Dados da pesquisa ou Elaborada pelos autores (Times New Roman, tamanho 10, centralizado).

 

Quadro 1 – Título do quadro (Times New Roman, tamanho 12)

Licenciatura em Educação do Campo

Ingresso e outras informações

Modalidade

Pedagogia de Alternância

Título Acadêmico

Habilitação em Ciências da Natureza e Habilitação em Matemática

Requisitos de Acesso

Ensino médio completo

Ano de aprovação do curso/Autorização de funcionamento

2014

Turno de funcionamento

Integral

Cidade

Uberaba

Formas de Ingresso

O ingresso no curso de Licenciatura em Educação no Campo é realizado por edital específico, normalmente, mediante a aplicação de uma prova.

Fonte: Autor (ano, p.(nº da página)) ou Disponível em: www... Acesso em: dia mês (apenas as três letras iniciais do mês, com exceção do mês de maio) ano ou Dados da pesquisa ou Elaborada pelos autores (Times New Roman, tamanho 10, centralizado).

 

Distância de 1 linha entre o texto corrido e o título da figura e de 1 linha entre a fonte da figura e o texto, conforme exemplo. Preservar, também, a distância de 1 linha entre os textos corridos e os títulos das seções e subseções do texto. 

 

Título de subseção (Times New Roman, 12, negrito, itálico, alinhamento à esquerda)

As citações devem ser apresentadas de acordo com normas da ABNT - NBR 10520, de agosto de 2002. Caso tenha alguma dúvida, consulte https://www.uftm.edu.br/biblioteca/manual-para-apresentacao-de-trabalhos-academicos (19/01/2021 - Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - 3. ed. - 2019). 

 

Título da subseção da subseção (Times New Roman, 12, itálico, alinhamento à esquerda, espaçamento de 6 pontos depois do parágrafo)

Lembramos que o título da subseção do trabalho deve ser alinhado à esquerda, em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem numeração. Não coloque ponto final no título. 

 

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (3 a 5)

 

REFERÊNCIAS

(Para todas as referências, deve-se usar: fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço simples entre linhas, alinhamento à esquerda; separadas por um espaço simples; sobrenomes dos autores em letras maiúsculas e apenas letras iniciais dos prenomes; quando houver mais de um autor, nomes dos autores separados por ponto e vírgula). Consulte também as normas ABNT - NBR 6023, de 2018 em https://www.uftm.edu.br/biblioteca/manual-para-apresentacao-de-trabalhos-academicos (19/01/2021 - Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - 3. ed. - 2019).

 

Exemplos

  • Artigo de periódico

OLIVEIRA, G. F. DE; CREPALDE, R. S.; KLEPKA, V. A construção de um canteiro econômico na Escola Estadual do Povoado de Nova Aurora (Norte Mineiro) no contexto de um projeto de intervenção do Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v. 1(4), p. 40–64, 2020.

YAMAKAWA, E. K. et al. Comparing the bibliographic management softwares: Mendeley, EndNote and Zotero. Transinformação, v. 26, n. 2, p. 167–176, ago. 2014.

  • Livro 

LEITE, F. T. Metodologia Científica: Métodos e técnicas de pesquisa (Monografias, Dissertações, Teses e Livros). 3a ed. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2008. 

  • Documento

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

  • Capítulo de Livro

BATISTA, A. A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, M. A. DE (Org.). . Leitura, história e história da leitura. São Paulo: Fapesp: Campinar: ALB/Mercado de Letras, 1999. p. 529–575. 

  • Trabalho Acadêmico

GUIMARÃES, F. M. Como os professores de 6o ao 9o ano usam o livro didático de ciências. 2011. 109 f. Dissertação – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação - Campinas, 2011.

  • Página da web

BRASIL, M. DA E. Dados Estatísticos. Institucional. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos>. Acesso em: 19 jul. 2023. 

  • Conferência 

SILVA, E. C.; MEDEIROS, D. O.; MORELATTI, M. R. M. Avaliação dos laboratórios de Informática das escolas estaduais de Presidente Prudente no contexto do Programa Acessa Escola. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE OBSERVATÓRIOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, I, 2014, Porto. Anais... Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. p. 68–70.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.