Caderno de Resumos da IV Semana da Licenciatura em Educação do Campo da UFTM

Autores

  • Fernando Luis Pereira Fernandes

Resumo

Desde a realização da última edição – em 2019 – até a culminância da IV Semana da Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, passamos por situações que jamais imaginamos algum dia sofrer: uma pandemia! O contexto da pandemia da COVID-19, a qual afetou globalmente as atividades humanas, exigiu que, por meio do distanciamento social, cuidássemos de nossa saúde e da dos outros. Com isso, a oportunidade de nos reunirmos presencialmente para debater sobre Educação do Campo, processos formativos no curso de Licenciatura em Educação do Campo, práticas pedagógicas em escolas do campo, relações e/ou diálogo entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos, entre outros, precisaram ficar em segundo plano.

Superada a necessidade de manutenção de distanciamento social e a retomada segura das atividades acadêmicas na forma presencial, a Comissão Organizadora da IV Semana propõe como tema: Educação Básica do Campo: da escola pensada à escola vivida, com a intenção de trazer ao evento questões atinentes à escola básica do campo, sobre o que e como essa tem se organizado diante do cenário de reformas educacionais.

Nesse sentido, a IV Semana da Licenciatura em Educação do Campo, contou com duas mesas-redondas (de abertura e de encerramento) compostas por pesquisadoras(es) e professora de escola do campo, com a Feira Sabores e Saberes da Terra: um passeio aos Territórios da LECampo, três oficinas, além de ter recebido a submissão de 26 resumos relativos aos trabalhos produzidos, em sua maioria, por estudantes da LECampo-UFTM, cujos resultados foram construídos no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Boa leitura!

 

  

Uberaba, novembro de 2023.

Comissão Organizadora

Publicado

2023-12-06