VII Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e III Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica “Teoria-Prática: Desafios à Formação Docente”

					Visualizar VII Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência  e III Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica “Teoria-Prática: Desafios à Formação Docente”

O Seminário divulga e debate as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos dois principais Programas de Formação Inicial de Professores nas cidades de Uberaba e de Iturama. O tema escolhido para a edição de 2024 é Teoria-Prática: Desafios à Formação Docente, e a proposta é discutir e defender a importância de uma política de Estado específica para a manutenção de programas da natureza do PIBID e do PRP. É fundamental que ações pensadas para a formação inicial de professores sejam prioridades dos governos e, principalmente, sejam conduzidas e desenhadas por aqueles que são realmente especialistas e experientes em Educação Básica. Por isso, o tema escolhido exalta a integração, a dialética e o continuum “teoria-prática” que nos é crucial, porque para fortalecer nossa capacidade de luta, resistência e (re)construção das políticas de formação docente, será preciso repudiar que setores e pessoas que não são da área de Educação assumam lugares centrais quanto a orientações e diretrizes teórico-práticas que envolvem educação e formação de professores. Isso significa que, por meio desse evento, queremos exaltar os resultados que o PIBID e o PRP alcançam na formação dos discentes das Licenciaturas dos diferentes campi da UFTM, bem como nas escolas públicas dos diferentes segmentos (Municipal, Estadual e Federal), presentes nos municípios de Uberaba e de Iturama.

Publicado: 2024-09-17

Edição completa