PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: RELAÇÕES E PROPRIEDADES A PARTIR DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Gisele da Cruz Rosa Universidade Federal de UberlÂndia
  • Valeska Virgínia Soares Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1381

Resumo

Este artigo visa apresentar as propriedades dos sistemas complexos, a saber: dinamicidade, conectividade, não-linearidade, emergência, imprevisibilidade, sensibilidade às condições iniciais, auto-organização, sensibilidade à feedback, bifurcação, adaptabilidade, caos e abertura, a partir de produções cinematográficas e de narrativas acerca das experiências de aprendizagem de inglês e do uso de ferramentas tecnológicas produzidas por estudantes do Programa Idiomas sem Fronteiras – inglês. A fundamentação teórica reside no Paradigma da Complexidade e o percurso metodológico constitui-se qualitativo. As análises demonstram que todas as propriedades apresentadas podem ser percebidas tanto nos filmes, como nas narrativas, podendo ser consideradas imbricadas nos exemplos do mundo fenomênico que vivemos. 

Biografia do Autor

  • Gisele da Cruz Rosa, Universidade Federal de UberlÂndia
    Mestranda em Linguística e Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelo qual recebe bolsa CAPES. Graduada do Curso de Licenciatura Plena em Letras: Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em direito pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia.Técnica em administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial / Ápice (ETFG). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino e Aprendizagem no contexto digital apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) liderado pela professora Valeska Virgínia Soares Souza. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fapemig (2011-2012 e 2012-2013). Ministrou aulas como professora contratada pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) do Programa de Línguas Estrangeiras em Ambiente de Ensino e Pesquisa em 2013 promovido pelo Instituto de Letras e Linguística em conjunto com a Central de Línguas (CELIN) da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase em Estudos em Linguagem e Ensino e Aprendizagem no contexto digital. Tem interesse nos seguintes temas: Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras, Ensino e aprendizagem no contexto digital, elaboração de material didático, estudos baseados na teoria da complexidade , estudos baseados na teoria do investimento. Também atua na área jurídica. Tem interesse nos seguintes temas: Direito Civil, Processo Civil, Direito Tributário, Direito Previdenciário. Suas publicações incluem resumos, Artigos completos publicados em periódico e Apresentações de trabalhos.
  • Valeska Virgínia Soares Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio
    Valeska Soares Souza é professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio . Atuou até abril de 2014 como professora adjunto II de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia, MG e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: RELAÇÕES E PROPRIEDADES A PARTIR DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS. Revista do Sell, [S. l.], v. 5, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rs.v5i1.1381. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/1381. Acesso em: 14 maio. 2025.