PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: RELAÇÕES E PROPRIEDADES A PARTIR DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1381Resumo
Este artigo visa apresentar as propriedades dos sistemas complexos, a saber: dinamicidade, conectividade, não-linearidade, emergência, imprevisibilidade, sensibilidade às condições iniciais, auto-organização, sensibilidade à feedback, bifurcação, adaptabilidade, caos e abertura, a partir de produções cinematográficas e de narrativas acerca das experiências de aprendizagem de inglês e do uso de ferramentas tecnológicas produzidas por estudantes do Programa Idiomas sem Fronteiras – inglês. A fundamentação teórica reside no Paradigma da Complexidade e o percurso metodológico constitui-se qualitativo. As análises demonstram que todas as propriedades apresentadas podem ser percebidas tanto nos filmes, como nas narrativas, podendo ser consideradas imbricadas nos exemplos do mundo fenomênico que vivemos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index