Vieses jornalísticos sobre o conceito de família a partir da Teoria Dialógica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4264Palavras-chave:
Teoria Dialógica, Gêneros jornalísticos, Conceito de famíliaResumo
Este artigo analisa os movimentos discursivos e dialógicos de três instituições midiáticas: Revistas Gospelmais, Carta Capital e a Fórum sobre o conceito de família, com o intuito de ponderar sobre como essas revistas refletem ou refratam o modelo hegemônico constitucional de família. O referencial teórico será embasado pela Teoria Dialógica do Discurso por esta fornecer à pesquisa um instrumental teórico instrumental pautado na investigação de sentidos de textos concretos, no caso, a análise de gêneros jornalísticos, analisando-os a partir das relações dialógicas desses discursos com outros discursos pelo Dialogismo de Mikhail Bakhtin.Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O Discurso no romance in: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de estética: a teoria do romance.3ªedição. São Paulo: Unesp Hucitec,[1975] 1993.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo por Paulo Bezerra: prefácio à edição francesa de TzvetanTodorov. Tradução do prefácio de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 4ªedição. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich ;VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. Tradução de Carlo Alberto Faraco e Cristovão Tezza, 1926.Mimeografado.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas Fundamentais do método Sociológico na Ciência da Linguagem.12ªedição. São Paulo: Hucitec[1929] 2006.
CUNHA, Dóris de Arruda Cunha. Circulação, reacentuação e memória no discurso da imprensa / Circulation, Re-Accentuation and Memory in the Press.Revista Bakhtiniana. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 23-39, 2ª sem. 2009.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 2 ª edição. Curitiba: Criar, 2006.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2003.
JAKUBINSKI, Lev. Sobre a fala dialogal. Tradução de Dóris de Arruda Cunha, Suzana Leite Cortez. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana. Tradução de Valdemir Miotello et al. São Paulo: Contexto, 2008.
VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João editores, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index