Os sonhos não envelhecem: uma (auto) biografia do Clube da Esquina
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.543Resumo
“Os sonhos não envelhecem - Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, reconstrói parte da história cultural e política do país ao contar a criação do grupo musical mineiro. Isso através da narrativa do encontro entre Márcio Borges e Milton Nascimento no início dos anos sessenta. Essa profunda amizade é o motriz de uma obra que narra como Milton foi se desenvolvendo enquanto artista, trechos da história pessoal de Márcio e da família Borges e os encontros dos músicos e letristas como Fernando Brant, Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes e outros. Todas essas lembranças são envoltas ao contexto político de repressão que aqueles jovens tentavam combater com sua arte. Apesar de o título sugerir uma biografia de todo o grupo, os personagens centrais são Márcio e Milton. O objetivo deste artigo é analisar o livro sob a ótica dos gêneros literários. Isso porque há um entrelaçamento de biografia, autobiografia e até mesmo romance na obra. Não nos interessa classificá-la, mas sim tentar compreender como ela destaca a linha tênue que há entre esses gêneros, dentro de um espaço biográfico. Para tanto, utilizaremos o conceito de espaço autobiográfico, de Leonor Arfuch.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index