Relato de experiência: o uso de tecnologias digitais nas aulas de língua portuguesa, no contexto de pandemia no IFNMG- Campus Pirapora

Autores

  • Talita Aparecida da Guarda Alves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6355

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Tecnologias digitais, Pandemia Covid-19.

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivida na disciplina de Língua Portuguesa, durante o período em que as ANPs – Aulas não presenciais - estiveram vigentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- IFNMG, devido ao isolamento social, imposto pela pandemia de Covid-19. Discutiremos mais especificamente as fragilidades e potencialidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras do processo de ensino aprendizagem de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio Integrado, do IFNMG – Campus Pirapora, durante três trimestres de 2021. Como opção metodológica, adotamos a perspectiva do professor-pesquisador. A discussão foi amparada por teóricos que discutem tecnologias na educação como, Mattar (2009), Paiva (2015), Monte Mor (2020). As reflexões feitas neste trabalho levam-nos a concluir que a pandemia trouxe à tona algumas fragilidades, como problemas estruturais; falta de computadores ou tablets; baixa qualidade da internet; falta de habilidade no manuseio das ferramentas digitais, tanto professor quanto aluno; falta de planejamento para estudo no formato remoto; problemas domésticos e familiares. Quanto às potencialidades, observou-se que o processo de aprendizagem mediado pelas ferramentas digitais aconteceu com mais desenvoltura a partir do momento em que os alunos já estavam familiarizados com o ambiente virtual.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Estratégias de Ensino, 8), 136 p.

CASTRO, G. J.; BASTOS, T. S.; VARGAS, L. M. Webconferência: auxiliando na diminuição da distância transacional na EAD. In: Congresso Internacional ABED de EaD, n18, 2012, São Luiz/MA. “Histórias, Analíticas e Pensamento “Aberto” – Guias para o Futuro da EAD”. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/168c.pdf. Acesso em: 25 jul. 2022.

MATTAR, João. Interatividade e aprendizagem. EaD: o estado da arte. Editora Pearson. São Paulo, 2009.

MONTE MOR, Walkyria. O ensino e o(a) professor(a) de línguas na sociedade digital in:Tecnologias e ensino de línguas [recurso eletrônico]: uma década de pesquisa em linguística aplicada / Vilson J. Leffa ... [et al.] (organizadores). - 1. ed. – Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.

OECD (2020a).

Paris: OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-COVID-19-pandemic.pdf. Acesso em: 12 Mai. 2022.

Paris: OECD Publishing.

PAIVA, V. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de.; MACIEL, Ruberval Franco (Orgs.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, pp. 21-34.

PIMENTA, M. C. Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

PORTAL IFNMG. https://www.ifnmg.edu.br/. Acesso em 10/03/2022.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; ORNELLAS, Bárbara. Os Objetos Digitais e suas Utilizações no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: 1era Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006, Guayaquil/Equador. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje.

UNESCO (2020a). Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em 31/03/2022.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

da Guarda Alves, T. A. (2023). Relato de experiência: o uso de tecnologias digitais nas aulas de língua portuguesa, no contexto de pandemia no IFNMG- Campus Pirapora. Revista Do Sell, 11(2), 152–167. https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6355