Validação do questionário de motivação para escolares do sexo masculino

Autores

  • Guilherme de Azambuja Pussieldi
  • Adriano Almeida Silva
  • Leôncio Lopes Soares
  • Ricardo Wagner de Mendonça Trigo

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v6n2.3069

Palavras-chave:

estudantes, adolescentes, motivação

Resumo

Objetivo: Validar o questionário de motivação para escolares do sexo masculino. Métodos: A amostra foi composta por 54 (cinquenta e quatro) estudantes do sexo masculino com faixa etária entre 15 e 18 anos de idade, matriculados na Escola Estadual Joaquim Corrêa no município de Juatuba-MG, que tinham regularmente aulas de Educação Física. Para validação, o questionário de Gaya e Cardoso foi analisado por três grupos focais, formados por professores e estudantes da área, para uma atualização do mesmo e após isso foi aplicado e reaplicado ao mesmo grupo de estudantes, para avaliação da validade, fidedignidade, objetividade e confiabilidade. Os dados foram analisados por uma análise estatística descritiva e através da análise fatorial. Foi verificada ainda a normalidade através do test de Shapiro-Wilk Test e comparação das médias através do Wilcoxon com p ? 0,05. Resultados: O Questionário foi válido, fidedigno e objetivo, pois não apresenta diferença significativa nas duas aplicações. Na análise da confiabilidade, percebeu-se que é necessário um novo estudo para analisar, se o novo questionário proposto neste trabalho possa ser considerado validado. Conclusões: Os resultados suportam que o instrumento esteja validado para novas pesquisas sobre o nível de motivação de estudantes.

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Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Artigos originais