Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista denominada de Arquivos de Ciências do Esporte (ACES) ISSN 2317-7136 com publicação em fluxo contínuo tem como finalidade divulgar trabalhos originais de todas as áreas do campo de conhecimento denominado de Ciências do Esporte, com ênfase nos aspectos da prática pedagógica, promoção da saúde e desempenho humano relevante aos profissionais de Educação Física e Esportes.

Com presteza e visão vanguardista, a partir da edição de 2020, a ACES promoveu uma significativa transformação em sua estrutura editorial, visando conferir uma enaltecedora agilidade à disseminação do conhecimento científico. Consubstanciando-se em uma decisão que primordialmente almejou valorizar o tempo dos renomados autores e ávidos leitores, a publicação abraçou com solidez a modalidade de fluxo contínuo.

Em consonância com sua inabalável busca pela excelência acadêmica, os Arquivos de Ciências do Esporte pavimentou novos caminhos ao disponibilizar artigos em um volume e número singular, porém enriquecido, ao longo do ano. Em um profícuo movimento que não sacrifica sua integridade, a revista manteve a integral observância a todos os escrutínios avaliativos e processos editoriais, entrelaçando-os aos nobres valores éticos e morais consagrados pelas normas nacionais e internacionais que regem a publicação de periódicos pela Internet.

Almejando sobremodo exaltar a fluidez da ciência, essa notória iniciativa garantiu uma celeridade ímpar ao dinamismo do fluxo de publicação. Abre-se uma janela para a satisfação dos esclarecidos autores, que passaram a contemplar uma resposta mais célere aos seus trabalhos, e para o regozijo dos ávidos leitores, que não foram mais compelidos a aguardar a conclusão integral de uma edição para deleitar-se com o conhecimento revelado em cada artigo.

Com um olhar perspicaz para o futuro, a ACES assumiu, com destemor, seu papel de protagonismo no cenário científico na área denominada de Ciências do Esporte. Ao concretizar tal inovação, esse notável periódico honra seu compromisso inalienável de estar em consonância com as dinâmicas exigências do mundo acadêmico contemporâneo. Ciente de que a busca pela sabedoria nunca estagna, a revista abraça a evolução, sem perder a essência de sua distinta qualidade editorial.

Neste novo e promissor capítulo, os Arquivos de Ciência do Esporte vem trilhando um caminho virtuoso e pautado pela primazia em seu âmbito de atuação. Sem dúvida, uma notícia auspiciosa para toda a comunidade científica, que saúda, com efusividade, o advento dessa notável transformação.

Que a ciência siga fluente, e que o saber, ornado pela revolução editorial, perdure a brilhar em meio ao universo do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Na seleção dos artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Todos os artigos publicados serão revisados por pareceristas anônimos. A decisão sobre a aceitação do artigo para publicação ocorrerá, sempre que possível, no prazo de um mês a partir da data de seu recebimento. O conteúdo do material enviado para publicação no ACES não poderá ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outras revistas. Para serem publicados em outras revistas, ainda que parcialmente, necessitarão de aprovação por escrito dos Editores. Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores. Artigos originais, comunicações breves, revisão, pontos de vista ou cartas devem ser redigidos em inglês, português ou espanhol. O artigo deve se enquadrar em uma das diferentes categorias de artigos da revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.