Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

MISSÃO DA REVISTA

Divulgar pesquisas e outras modalidades de artigos relacionadas à saúde, com interface às ciências sociais e humanas com enfoque no campo da Saúde Coletiva,  além de propiciar a discussão sobre questões atuais sobre políticas públicas e fatores que repercutem as condições de vida e atenção à saúde dos diversos ciclos de vida.

 

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (REFACS) é um periódico de acesso aberto desde 2013 com sua primeira edição em setembro de 2013, e publica no formato trilíngue (português, inglês e espanhol) prioritariamente artigos destinados à divulgação de resultados de artigos originais, revisão (sistemática, integrativa), reflexão, relato de experiência, atualização, estudo de caso, debates, e comunicação breve. A REFACS é uma publicação trimestral e pode ter números temáticos e suplementos. Os manuscritos recebidos serão avaliados por pares (revisão duplo cega - double blind review), não sendo permitida sua apresentação simultânea em outros periódicos. É publicada apenas no formato online, e seus conteúdos estão sob licença da Creative Commons (CC-BY-NC) Atribuição Não Comercial.

 

Este periódico segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors - COPE, a Declaração de Singapura e de Hong Kong sobre integridade em pesquisa e adota a normalização dos “Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver).

 

Os critérios de autoria adotados pela REFACS seguem os critérios do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), a saber: contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada. Todas as três condições devem ser integralmente atendidas.

 

A revista adotará mecanismos de verificação de plágio e autoplágio com a utilização do software Turnitim®. Casos de similaridade serão devolvidos aos autores para as devidas tratativas. A REFACS condena o plágio e o autoplágio e desencoraja fortemente a submissão de artigos multipartes e resultados parciais de uma mesma pesquisa, bem como a submissão de artigos cujos dados foram coletados há mais de 5 anos e revisão cuja busca tenha sido realizada há mais de um ano.

 

No caso de comprovação do plágio antes da publicação, o escritório editorial notificará o autor, solicitando para reescrever e citar a fonte original. Se o plágio for extenso – que é, no mínimo, 25% do artigo original, o artigo será recusado e a instituição do autor notificada da infração. Se o plágio for detectado após a publicação, os editores vão notificar os leitores e a instituição do autor sobre a infração cometida, por meio de uma nota do Editor, publicada na revista.

 

O conteúdo apresentado nos artigos publicados, ideias ou opiniões, assim como a procedência e a conformidade das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

 

A revista adota como ferramenta de preservação digital do conteúdo o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe).

 

A REFACS publica manuscritos divulgados em repositórios Preprints nacionais e internacionais, reconhecidos pela comunidade acadêmica. A informação de que o texto é um Preprint deve vir na página de título, acompanhado do DOI (Digital Object Identifier) e do nome do servidor em que se encontra depositado.

 

Estudos do tipo Ensaio Clínico deverão apresentar o número de registro de Ensaios Clínicos, nos Provedores de Dados da Plataforma Internacional de Registros de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (ICTRP) ou no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) ou outros semelhantes antes da seleção dos participantes da pesquisa. Os estudos do tipo Revisão Sistemática devem ser registrados antes do início dos procedimentos de aplicação dos critérios de elegibilidade no banco de dados PROSPERO (Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas). Em ambos os casos, o número de registro e nome da base de dados e sigla (Ensaios Clínicos) devem contar no final do resumo do artigo e na seção Método.

 

A REFACS permite a submissão de artigos que relizaram o depósito e o compartilhamento de dados de pesquisa que apoiam a publicação do artigo em um repositório público de dados. Estes dados são resultados de observações ou experimentações que validam os resultados da pesquisa.
Nestas situações, sugestionamos que os autores citem e linkem os mesmos no manuscristo, na seção Método.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os manuscritos submetidos à REFACS são avaliados primeiramente pelo editor de seção para verificação do cumprimento das normas da revista. Em seguida, são encaminhados para a fase de revisão por pares, na qual, no mínimo, dois pareceristas emitirão os pareceres, que então passarão pela revisão e aprovação dos editores. Em caso de divergências entre os revisores, será requisitada a avaliação do manuscrito por um terceiro revisor, para assim fundamentar a decisão editorial final, de acordo com o fluxo de trabalho descrito a seguir:

 

1. Avaliação do check-list pelos editores de seção quanto à adequação as normas da revista;

2.  O editor designa o manuscrito para os revisores;

3. O sistema de avaliação é duplo-cego, na qual, os revisores emitem o peer review (parecer), que será usado pelo editor para a aprovação ou não do manuscrito. No caso de conflito entre os pareceristas será convocado um terceiro avaliador;

4. Comentários e pedidos de correções feitos pelos avaliadores serão encaminhados ao autor correspondente;

5. Após as correções serem feitas o autor correspondente encaminha a versão revisada do manuscrito que será encaminhada para os revisores para a emissão do parecer final;

6. As sugestões dos revisores e as consequentes respostas dos autores serão analisadas pelo editor chefe, para a emissão da decisão final e posterior encaminhamento da decisão aos autores. Mínimas adequações para melhorar a leitura e fluência do manuscrito pelos editores poderão ser feitas e, na não aceitação por parte dos autores, caberá ao Editor-Chefe a decisão final em definir ou não a publicação;

7. Após o manuscrito ser aceito, o mesmo é enviado para iniciar o processo de edição, pela qual passa primeiramente pela revisão da Língua Portuguesa, com posterior envio aos tradutores de língua Inglesa e Espanhola;

8. Após a tradução, é realizada a diagramação prévia do manuscrito, sendo enviado ao autor para análise e conferência da tradução e organização de tabelas, figuras, imagens e formatação geral e aprovação da versão final a ser publicada;

9. A versão final do manuscrito passa pela aprovação do Editor-Chefe e é encaminhada para publicação no sistema da revista.

 

Observação Importante: Não há taxa de submissão ou publicação, somente taxas referentes à correção da língua portuguesa e tradução para o inglês e espanhol.

 

Periodicidade

 

A REFACS possui periodicidade trimestral de publicações (4 edições/ano).

 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação no processamento dos artigos.

 

Taxas para autores

 

Não serão cobradas taxas de processamento para avaliação e publicação dos manuscritos.

 

Os manuscritos aprovados deverão passar por uma revisão profissional do idioma. Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores.

 

As traduções são solicitadas aos autores após a aprovação final do manuscrito para o idioma diferente do submetido, conforme as orientações da Revista e deverão ser realizadas por profissionais indicados pela REFACS.

 

Por sua vez, a publicação do artigo se dará apenas após o informe dos tradutores da realização do pagamento.