Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto apresenta as seguintes configurações: páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Cambria tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em , na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A REFACS é uma publicação quadrimestral e trilíngue (português, inglês e espanhol).
    Para as versões em Inglês e Espanhol, as traduções são de responsabilidade do autor, sendo que o tradutor será indicado pela revista.
  • Todos os autores devem declarar possíveis conflitos de interesse. A declaração de conflito de interesse deve ser informada no momento de submissão do manuscrito pelo sistema de submissão.
  • Os autores brasileiros deverão mencionar no manuscrito e enviar cópia da aprovação do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS) ou por órgão equivalente, quando a pesquisa tiver sido executada em outro país.
  • Todos os autores deverão preencher e assinar a Declaração de Direito Autoral e encaminhar como documento suplemenatar que deverá ser inserida no passo 2 da submissão (2. Transferência do manuscrito) juntamente com os outros arquivos da submissão.

Diretrizes para Autores

PREPARO DOS MANUSCRITOS PARA SUBMISSÃO

Os manuscritos somente serão avaliados caso estejam rigorosamente preparados da seguinte forma:

 

Arquivo do Microsoft Office Word, com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Cambria tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm.

O artigo poderá ser apresentado em português, espanhol ou inglês.

O texto deve conter a seguinte estrutura: título, resumo, descritores em português, descriptors em inglês, descriptores em espanhol, introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Os nomes das seções INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS deverão ser apresentados em negrito, com caixa alta. Não serão considerados para publicações estudos de pesquisa qualitativa que apresentem resultados e discussão na mesma seção e utilize considerações finais ao invés de conclusão.

 Os textos dos artigos deverão seguir as diretrizes e guias internacionais para apresentação dos resultados de pesquisa conforme recomendação da Rede EQUATOR (Enchancing the Quality and Transparency Of Healthy Research) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para cada tipo de estudo:

Ensaio Clínico Randomizado – CONSORT

Estudos Observacionais em Epidemiologia – STROBE

Estudos de Acurácia Diagnóstica – STARD ou TRIPOD

Revisões Sistemáticas e Meta-análises – PRISMA ou MOOSE

Estudos Qualitativos – COREQ ou SRQR

Relatos de Caso – CARE

Estudos de Melhoria de Qualidade – SQUIRE

Protocolos de Estudos – SPIRIT

Estudos Pré-Clínicos em Animais - ARRIVE

 

Não devem ser usadas abreviaturas/siglas no título, subtítulos do manuscrito e no resumo. Para tabelas e figuras com abreviações, é obrigatório inseri-las em nota de rodapé da tabela ou figura. No texto, usar somente abreviações padronizadas. Na primeira citação, a abreviatura é apresentada entre parênteses após o termo por extenso.

 As citações das referências no texto deverão adotar a padronização Vancouver, enumeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, sobrescritos, sem menção do nome dos autores (exceto os que constituam referencial teórico ou de método). Quando forem sequenciais, indicar o primeiro e o último número, separados por hífen. Ex.: 1-4.; quando intercaladas, deverão ser separados por vírgula. Ex.: 1,2.

Entre a citação numérica e a palavra que a antecede, não deve ser deixado espaço. Ex.: [...] é um fenômeno mundial4-8,12,18.

Citações diretas devem ser reservadas a casos extremamente necessários e, quando ocorrerem, devem ter um recuo no texto em itálico, mas sem sublinhado ou negrito e informar o número de página em que se encontra o trecho citado. Ex.: “O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial5:13.

Tabelas e/ou Figuras (no máximo 5) devem ser inseridas no texto, logo após serem mencionadas, numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos. Não enviar tabelas ou outras figuras separadas.

Devem ter obrigatoriamente títulos, sendo que para figura o título deve ser na parte inferior e a identificação de tabelas e quadros deve estar na parte superior, seguida do número de ordem de sua ocorrência no texto, em algarismos arábicos, ponto final e do respectivo título (Ex.: Tabela 1. Título). Os títulos devem mencionar os participantes do estudo, variáveis, local e período da coleta de dados. As tabelas devem ser padronizadas conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993, disponíveis em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf.

Anexar o protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, no caso de pesquisa ou qualquer modalidade de estudo que envolva seres humanos (comprovante deve ser encaminhado como documento suplementar).

Não utilizar notas de rodapé ao longo do texto.

A revista adotará mecanismos de verificação de plágio e autoplágio com a utilização do software Turnitim®. Casos de similaridade serão devolvidos aos autores para as devidas tratativas. A REFACS condena o plágio e o autoplágio e desencoraja fortemente a submissão de artigos multipartes e resultados parciais de uma mesma pesquisa, bem como a submissão de artigos cujos dados foram coletados há mais de 5 anos e revisão cuja busca tenha sido realizada há mais de um ano.

No caso de comprovação do plágio antes da publicação, o escritório editorial notificará o autor, solicitando para reescrever e citar a fonte original. Se o plágio for extenso – que é, no mínimo, 25% do artigo original, o artigo será recusado e a instituição do autor notificada da infração. Se o plágio for detectado após a publicação, os editores vão notificar os leitores e a instituição do autor sobre a infração cometida, por meio de uma nota do Editor, publicada na revista.

 

Conflito de interesse

Todos os autores devem declarar possíveis conflitos de interesse. A declaração de conflito de interesse deve ser informada no momento de submissão do manuscrito pelo sistema de submissão.

 

Considerações Éticas

Todos os manuscritos submetidos que envolvam seres humanos, animais ou experimentos devem cumprir as determinações legais do país de realização da pesquisa sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos e a pesquisa com seres humanos ou com animais.

Os autores brasileiros deverão mencionar no manuscrito e enviar cópia da aprovação do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS) ou por órgão equivalente, quando a pesquisa tiver sido executada em outro país.

 

Declaração de Direito Autoral (deve ser anexada na opção “Transferência do manuscrito”)

Todos os autores deverão preencher e assinar a Declaração de Direito Autoral e encaminhar como documento suplemenatar que deverá ser inserida no passo 2 da submissão (2. Transferência do manuscrito) juntamente com os outros arquivos da submissão. Clique aqui para acessar o modelo da Declaração de Direito Autoral.

 

Página de Título (deve ser anexada na opção “Transferência do manuscrito”)

Título do artigo: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 15 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, letra 12, Cambria. Evitar utilizar: localização geográfica da pesquisa, abreviações e identificação do tipo de estudo.

Autores: a indicação dos nomes dos autores logo abaixo do título do artigo é limitada a seis (de forma excepcional, será considerada a possibilidade de inclusão de outros autores, desde que devidamente justificada a necessidade) e devem apresentar-se na sequência do texto, em tamanho 12, iniciais maiúsculas, separados por vírgula, com números sobrescritos.

Ex.: Álvaro da Silva Santos1, Maria Moreira Cinamoto2

Informar o número de registro do ORCID de todos os autores na Página de título e no sistema (Metadados). O registro do ORCID é gratuito e é condição obrigatória a todos os autores para publicação na revista (https://orcid.org/).

Notas dos autores: indicação de formação, instituição a que estão vinculados, cidade, estado e país. Seguidamente, informar o número de ORCID e E-mail.

Ex.: 1. Enfermeiro. Pós-Doutor em Serviço Social. Professor Associado do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil. ORCID: 0000-0003-6546-987X E-mail: alvaroenf@hotmail.com

Nome e endereço completo com CEP e telefone de contato do autor correspondente.

As afiliações dos autores, bem como seus endereços eletrônicos devem ser inseridas também nos Metadados da Submissão (Sistema).

Agradecimentos: item opcional. Podem ser incluídas pessoas envolvidas que não se configuram como autores ou instituições. No caso de apoio financeiro de instituição, informar número de processo.

Contribuições dos Autores: descrever de forma explícita as contribuições de cada um dos autores, tais como: concepção do estudo e seu projeto; coleta e análise dos dados; redação do artigo e revisão crítica. Para os que tiverem contribuições idênticas, juntar os nomes. Não será aceito: todos autores tiveram iguais contribuições.

 

DOCUMENTO PRINCIPAL (Deve ser encaminhado em arquivo diferente da página de títulos e não deve conter os nomes dos autores no arquivo e nas propriedades do documento)

Título do artigo: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 15 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, letra 12, Cambria. Evitar utilizar: localização geográfica da pesquisa, abreviações e identificação do tipo de estudo.

Resumo: deve conter sequência lógica e descritiva dos objetivos, métodos, resultados e conclusão, conter até 250 palavras e deve ser estruturado (mencionar os indicativos de seção: Objetivo, Método, Resultados e Conclusão). O objetivo deve ser igual ao que está ao término da introdução. Apresentar apenas a versão no idioma de submissão, da qual a tradução ocorrerá apenas se for aceito para publicação.

Descritores: apresentar versão em português (Descritores), inglês (Descriptors) e espanhol (Descriptores), de 3 a 5 descritores separados por ponto e vírgula (não usar ponto ou apenas vírgula). Para determinação dos descritores, consultar o site http://decs.bvs.br/ buscando preferencialmente em Descritor Exato; não usar sinônimos. Se o descritor apresentar mais que uma palavra, apenas a primeira será maiúscula. Não usar os termos Palavras-chaves ou similares. Não traduzir descritores em inglês e espanhol (neste caso enviar nas 3 línguas), e sim usar exatamente o que consta no DECs para as três línguas (português, inglês e espanhol).

Introdução: deve ser sucinta, evidenciando conhecimento do autor sobre o tema incluindo as referências pertinentes, finalizando com a justificativa e o objetivo do estudo. O objetivo apresentado no final deste item deve ser exatamente igual ao que está no resumo.

Método: informar o desenho do estudo, as fontes de dados e/ou local e data do estudo, a população e a amostragem estudada, os critérios de seleção dos sujeitos, instrumentos e outros recursos usados para a coleta dos dados, os procedimentos éticos e a análise dos dados, mesmo no caso de pesquisas qualitativas. Na modalidade revisão incluir a data do levantamento / busca, que em geral é diferente da data considerada para o estudo.

Resultados: apresentar objetivamente os dados obtidos no estudo em foco. Um mínimo texto descritivo deve antecipar, evitando repetições do que está descrito em tabelas, quadros e outras figuras. Utilizar no máximo 5 (cinco) figuras ou tabelas. Para pesquisas qualitativas, os depoimentos dos sujeitos deverão aparecer neste item (Resultados), em itálico e sem aspas. Não fazer citações neste item (exceto para os estudos de revisão). Para toda modalidade de manuscrito, o resultado deve aparecer (seja ensaio, atualização, comunicação breve, debate, relato de experiência ou outros). Para pesquisas qualitativas, as falas, discursos, conteúdos, categorias e outros devem aparecer aqui (nos Resultados), sem nenhum comentário (apenas breve descrição acima) e não incluir citações, que é reservado ao item Discussão.

Discussão: destacar os principais resultados, comparando-os com estudos similares em publicações cientificas na temática abordada. Este item é o espaço de contra argumentação do autor em relação aos principais resultados, e em resposta aos objetivos com produções pertinentes, ou mesmo a descrição de lacunas do tema, dentre outros.  

Conclusão: apresentar afirmações baseadas apenas nos dados do estudo, com resposta(s) ao(s) objetivo(s). Incluir limitações metodológicas do estudo, generalizações e possíveis caminhos para outras pesquisas. Não incluir citações nesta parte do artigo.

Evitar: o uso de termos como “finalmente”, “enfim”, “por fim” no meio do texto. Por diferente que seja os estilos de escrita, estes termos e similares se reservam à Conclusão. Não escrever de forma pessoal (nós, apontamos, verificamos, observamos e semelhantes). Escrever de forma impessoal (aponta-se, observou-se, verificou-se, e outros). As citações estão reservadas à Introdução, Método e Discussão e não devem constar de modo algum nos Resultados e Conclusão. Excetua-se aqui casos de revisão da qual se apresentará quadro ou outra figura nos resultados com os artigos levantados, mas de modo algum este é o lugar de contra argumentação destes artigos. Também evitar superlativos, buscando uma escrita direta, sintética e mais objetiva possível. Nunca utilizar etc... Preferir quando necessário, entre outros, dentre outros, e outros.

Referências: as referências deverão ser apresentadas conforme a normatização Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Não utilizar os termos “bibliografia”, nem “bibliografia consultada”. Utilizar no mínimo 50% (idealmente 70% em pesquisas) das referências com menos de cinco anos e, se possível, com prioridade para artigos de revistas científicas, em vez de literatura cinzenta (livros, anúncios de jornais ou outras tipologias de publicação). Neste item deve se colocar até 06 (seis) autores, usando-se a expressão “et al” apenas após o 6º autor. Para toda referência eletrônica, deve-se colocar a data de acesso, e onde o artigo está disponível e, quando houver, colocar o DOI da publicação. Toda vez que se usar capítulo de livro ou citações de órgãos públicos, deve-se colocar as páginas.

Os sobrenomes indicativos de parentesco (Filho, Júnior, Neto, Sobrinho e outros) e equivalentes estrangeiros devem ser mencionados em seguida ao sobrenome imediatamente anterior, por extenso. Ex.: Assis Neto P, Davis Junior JC, Guimarães Filho AC, Oliveira Sobrinho J.

Quando o sobrenome apresentar complementos como: da, de, do e similares, os mesmos deverão ser suprimidos/excluídos nas referências.

Para a abreviatura dos títulos das revistas, consulte cada título no link: http://portal.revistas.bvs.br/index.php?lang=PT ou https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals

 

Modelo de Referências:

Artigo padrão

Cunha JHS, Pereira DC, Almohalha L. O significado de ser mãe ou pai de um filho com autismo. REFACS. 2018; 6(1):26-34.

Artigo com mais de 6 autores

Garcia LAA, Camargo FC, Gomes THM, Rezende MP, Pereira GA, Iwamoto HH, et al. Produção do conhecimento de Enfermagem sobre os anos potenciais de vida perdidos: estudo bibliométrico. REFACS. 2017; 5(1):34-46.

Artigo cujo autor é uma organização

THE WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality of Life Instruments (WHOQOL): development and general psychometric properties. Soc Sci Med. 1998; 46(12):1569-85.

Artigo em periódico eletrônico

Hajjar R, Albino A, Santos AS. Depressão e a busca do "Pharmakon" para aplacar o mal estar individual e social. REFACS. [Internet]. 2017 [citado em 05 ago. 2018]; 5(Supl 1):165-74. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2004

Artigo com DOI

Garcia LAA, Milani J, Celeste LFN, Chagas LMO, Caixeta TP, Santos AS. Inatividade física e depressão em idosos no Brasil: uma revisão sistemática. REFACS [Internet]. 2017 [citado em 05 ago. 2018]; 5(1):66-74. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v5i1.1916

Livro padrão

Santos ÁS, Cubas MR., organizadores. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta de enfermagem. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 304p.

Capítulo de livro

Damião R, Bevilacqua M, Gimeno SGA. Nutrição, atividade física e obesidade. In: Moreira WW, Marocolo Junior M, Chaves AD, Carbinatto MV., organizadores. Ciências do esporte: educação, desempenho e saúde. 2ed. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2012. v. 2, p. 11-261.

Livro advindo de uma Organização

Sociedade de Cardiologia do Estado São Paulo. Manual de cardiologia. São Paulo: Atheneu; 2000. 590p.

Teses, dissertações e trabalhos de conclusão

Cardoso LRC. As manifestações de agressividade no processo de cuidar: implicações para a enfermagem. [dissertação]. Uberaba, MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM; 2012. 95p.

Artigos completos publicados em anais de evento

Silveira RE, Contim D. Educação em saúde e a prática humanizada da enfermagem em unidades de terapia intensiva: um estudo bibliométrico. In: I Seminário de humanização da saúde do HC/UFTM; nov-2010; Uberaba, Brasil. Uberaba, MG: UFTM; 2010. p. 19-23.

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO DO ARTIGO

A submissão será realizada exclusivamente online, pelo site http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/index.

Incluir na submissão: Manuscrito (sem o nome dos autores), Documentos Suplementares: Página de Título, Declaração de Direito Autoral (formulário no site da REFACS) e Aprovação do CEP (quando for pesquisa).

 

TAXAS

Não serão cobradas taxas de processamento para avaliação e publicação dos manuscritos.

Os manuscritos aprovados deverão passar por uma revisão profissional do idioma. Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores.

As traduções são solicitadas aos autores após a aprovação final do manuscrito para o idioma diferente do submetido, conforme as orientações da Revista e deverão ser realizadas por profissionais indicados pela REFACS.

Por sua vez, a publicação do artigo se dará apenas após o informe dos tradutores da realização do pagamento.

Artigos originais

Trata-se da divulgação de produções científicas resultantes de pesquisa original. São considerados pesquisas as contribuições discursivas de efeito teorizante, pesquisa qualitativa, quantitativa e quali-quantitativa. Esta modalidade é limitada a 35.000 caracteres, com espaços.

Revisão

Publicação conduzida por meio da compilação de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, que objetiva responder uma pergunta específica e de relevância. Descreve com detalhes o formato de busca dos estudos, os critérios de seleção e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos. Para esta seção serão aceitos apenas revisões sistemáticas e revisões integrativas. Estes manuscritos não devem exceder 40.000 caracteres, com espaços.

Debate

Artigo teórico provindo de um autor (convidado e de destaque no tema em foco) que receberá comentários assinados por até três especialistas, também convidados, contendo ao final uma réplica do autor principal. O texto inicial deve ter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços. Os textos dos três debatedores e a réplica terão no máximo 5.000 caracteres cada um, somando um total máximo de40.000 caracteres com espaços.

Reflexão

Publicação que aborda a descrição aprofundada de temas de interesse das ciências: da saúde, sociais e humanas. Deve conter no máximo 20.000 caracteres, com espaços.

Relato de Experiência

Aborda descrição criteriosa de experiências que possam ser replicadas. Este tipo de manuscrito é limitado a 20.000 caracteres, com espaços.

Comunicação Breve

Apresentação de ensaios, resenhas, eventos e outros. Não deve ultrapassar a 5.000 caracteres, com espaços.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.