Osteomielite grave por Proteus mirabilis e Escherichia coli na Doença Falciforme: Relato de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v5i3.1839

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Lactente, Osteomielite

Resumo

Este é um estudo do caso de um lactente de um ano e seis meses portador de doença falciforme com internação prolongada para o tratamento de osteomielite em diversos ossos de membros superiores e inferiores no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O caso foi relatado baseado na análise retrógrada de prontuário médico. O paciente descrito realiza acompanhamento no Serviço de Hematologia Pediátrica do Hemocentro Regional de Uberaba – Fundação Hemominas. Os achados são compatíveis com os encontrados na literatura e evidenciam que o diagnóstico precoce e a terapêutica oportuna colaboram para a redução das sequelas da osteomielite.

Biografia do Autor

Nathália Borges de Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Médica residente em pediatria pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Valéria Cardoso Alves Cunali, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Médica. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Doutora em Infectologia. Professora Adjunta da Disciplina de Pediatria da UFTM

Jussara Silva Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Médica. Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde. Especialista em Perícias Médicas. Especialista em Administração em Serviços de Saúde. Especialista em Medicina do Trabalho. Especialista em Homeopatia. Mestre em Ciências Médicas. Mestre em Patologia. Doutora em Atenção à Saúde. Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (1993) e mestrado em Ciências (Patologia Clínica) pela UFTM (2003). Atualmente é professora de Pediatria na Universidade de Uberaba e é médica pediatra na UFTM com atuação em medicina intensiva pediátrica e neonatal.

Valquiria Cardoso Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Médica diarista da UTI PED/NEO do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Pediatria, medicina intensiva e neonatologia .É preceptora do programa de Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica 

Vanessa de Paula Tiago, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Médica Pediatra Residente em Medicina Intensiva Pediátrica

Referências

Cançado RD, Jesus JA. A doença falciforme no Brasil. Rev Bras Hematol Hemoter. 2007; 29(3):204-6.

Brunetta DM, Clé DV, TM, Roriz-Filho JS, Moriguti JC. Manejo das complicações agudas da doença falciforme. Medicina (Ribeiräo Preto) [Internet]. 2010 [citado em 20 nov 2016]; 43(3):231-7. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2010/vol43n3/Simp2_Manejo%20das%20complica%E7%F5es%20agudas%20da%20doen%E7a%20falciforme.pdf.

Di Nuzzo DVP, Fonseca SF. Anemia falciforme e infecções. J Pediatr. 2004; 80(5):347-54.

Silva Junior GB, Daher, Francesco E, Rocha FAC. Osteoarticular involvement in sickle cell disease. Rev Bras Hematol Hemoter. 2012; 34(2):156-64.

Almeida A, Roberts I. Bone involvement in sickle cell disease. Br J Haematol. 2005; 129:482-90.

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Borges de Melo, N., Cardoso Alves Cunali, V., Silva Lima, J., Kamimura Barbosa Silva, K. C., Cardoso Alves, V., & de Paula Tiago, V. (2017). Osteomielite grave por Proteus mirabilis e Escherichia coli na Doença Falciforme: Relato de Caso. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 5(3), 450–456. https://doi.org/10.18554/refacs.v5i3.1839