Online interviews: potential and challenges for data collection in the context of the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Keywords:

Interview, Information technology, Pandemics, Qualitative research, Methodology.

Abstract

The social distance resulting from the COVID-19 pandemic strengthened the already emergent process of virtual connections between people, bringing implications also for conducting research. The aim of this study is to present the potential and challenges of conducting online interviews in the context of the COVID-19 pandemic. This is a brief communication, based on a review of the technical-scientific literature, which summarized the general characteristics of online interviews, with emphasis on those that occur through videoconference. Platforms that allow online interviews were considered (Google Meet, GoToMeeting, Skype, Webex, WhatsApp and Zoom), emphasizing aspects that help in the selection of resources aligned with the needs of the study and the profile of the participants. Ethical considerations and practical recommendations were also discussed. Despite challenges, online interviews prove to be an alternative for continuing research that was already underway, or even for conducting further studies during the COVID-19 pandemic.

Author Biographies

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado no Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (Conceito CAPES 7), sob orientação do Prof. Cesar Augusto Piccinini, PhD (2014-2018). Doutorado sanduíche no Human Development & Family Science Program da Ohio State University, Estados Unidos, sob orientação da Prof.ª Sarah Schoppe-Sullivan, PhD (2017-2018). Por sua Tese de Doutorado, recebeu dois prêmios: Prêmio CAPES de Tese - Edição 2019, na área de Psicologia, e Grande Prêmio CAPES de Tese 'Josué de Castro' - Edição 2019, na área de Humanidades, sendo este último concedido em parceria entre a CAPES e o Instituto Ayrton Senna. Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista CAPES de mestrado (REUNI) e doutorado no país (PROEX), bem como de doutorado sanduíche no exterior (PDSE). No pós-doutorado, foi bolsista DOCFIX/FAPERGS/CAPES (2018-2018) e PDJ/CNPq (2018-2019). É pesquisadora colaboradora externa no Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (LABSFAC/UFSC). Integrante do GT Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Latino Caucus, da Society for Research in Child Development (SRCD). Autora de artigos publicados em periódicos, capítulos de livros, trabalhos em congressos nacionais e internacionais, bem como de textos em jornais de notícias/revistas visando à popularização da ciência. Integrante de corpo editorial e revisora de periódicos de Psicologia. Interessa-se principalmente por temas atinentes a relações familiares e desenvolvimento infantil, processos saúde-doença e intervenções psicológicas em contextos clínicos e de saúde, desenvolvendo estudos quantitativos e qualitativos sobre esses temas. Algumas de suas produções estão disponíveis nos seguintes web links: https://www.researchgate.net/profile/Beatriz_Schmidt2 e https://scholar.google.com.br/citations?user=gyJYNqgAAAAJ&hl=en. E-mail para contato: psi.beatriz@gmail.com

Ambra Palazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cantora (Conservatório de Música G. B. Pergolesi, Fermo, Itália) e Musicoterapeuta (Corso Quadriennale di Musicoterapia, Assis, Itália); Especialista em Neuropsicologia (UFRGS).

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: http://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJ&hl=pt-BR

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Published

2020-10-14

How to Cite

Schmidt, B., Palazzi, A., & Piccinini, C. A. (2020). Online interviews: potential and challenges for data collection in the context of the COVID-19 pandemic. JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT, 8(4), 960–966. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Issue

Section

Brief communication