ESCOLA DA COLUNA COMO ESTRATÉGIA DE PRÁTICA INTEGRATIVA E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM TRABALHADORES

Autores

  • I. L. Lemos Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • T. O. Silva Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • R. C. C. O. Borges Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • A. P. N. T. Trindade Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • L. C. Balieiro Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • F. B. Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil

Resumo

Em 1969, surgiu na Suécia o programa educativo Back School, desenvolvido pela fisioterapeuta Mariane Zanchrisson-Forssell propondo que um tratamento para as alterações da coluna fosse considerado efetivo deveria vir acompanhado de aulas educativas, fazendo com que o indivíduo se torne responsável pela manutenção de sua saúde.Objetivo avaliar a implantação de Programas Escola da Coluna como estratégia de promoção e prevenção de quadro álgico crônico em coluna vertebral. Trata-se de um estudo experimental e transversal realizada com trabalhadores da microrregião do CEREST Regional Araxá, usuários do sistema único de saúde. Participaram do estudo usuários do programa independente do sexo, com presença de alguma patologia de coluna, com encaminhamento médico e que concordaram em participar do tratamento e das aulas educativas, pelo período mínimo de 6 meses. O estudo foi aprovado pelo CEP-Uniaraxá protocolo no. 01363/42.O desenvolvimento do estudo foi realizado em três etapas, sendo que alvo deste estudo somente a primeira etapa, onde foram levantados as tendências do quadro álgico (EVA) e o questionário de qualidade de vida e funcionalidade (SF-36).Foi evidenciado uma diferença estatística significativa (p<0,05) em relação a EVA, em especial comparação entre a avaliação e reavaliação realizada após três meses de intervenção com o Projeto Escola da Coluna. Os resultados indicam que a capacidade funcional é uma condição multifatorial e está associada com fatores sociais, econômicos e comportamentais.A implementação do programa Escola da Coluna, pela rede pública de saúde, apresentou resultados satisfatórios na evolução dos pacientes atendidos.

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Publicado

2019-05-25