ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DO PENSAMENTO SISTÊMICO DAS REDES DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS: UMA VISÃO PARA O ANTROPOCENO

Autores

  • Ricardo Cardoso-Leite
  • Vinicius Marques Lopez
  • Aurélio Fajar Tonetto
  • Paloma Pena-Firme
  • Rhainer Guillermo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18554/acbiobras.v5i2.7214

Palavras-chave:

Ecologia, Educação, interdisciplinaridade

Resumo

Recentemente, a Terra adentrou uma nova era geológica: o Antropoceno. Essa nova etapa da história do planeta é caracterizada pela intensa atividade antrópica que promove alterações do meio ambiente, tanto o meio físico como as comunidades biológicas. O modo de vida atual da humanidade é insustentável, e todos os cenários projetados pelos cientistas para o futuro tratam de sérias restrições para a sociedade. Diante desse contexto, o ensino de ciências naturais deve assumir o desafio de preparar as novas gerações para essa nova era. Como uma perspectiva mais adequada à atualidade, o presente estudo propõe uma abordagem para o ensino de Ciências Naturais focado na Ecologia das redes de interações, que é capaz de proporcionar a integração de diversos saberes em uma visão sustentável para o futuro.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Cardoso-Leite, R. ., Lopez, V. M. ., Tonetto, A. F. ., Pena-Firme, P. ., & Ferreira, R. G. . (2022). ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DO PENSAMENTO SISTÊMICO DAS REDES DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS: UMA VISÃO PARA O ANTROPOCENO. Acta Biologica Brasiliensia, 5(2), 5–20. https://doi.org/10.18554/acbiobras.v5i2.7214

Edição

Seção

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