Análise do desempenho de atletas do Novo Basquete Brasil na temporada 2017/2018

Autores/as

  • Álefe Alves dos Santos Correia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA
  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Amargosa, Bahia, Brasil
  • Gerleison Ribeiro Barros Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.
  • Emanuele dos Santos Silva Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mariana da Silva Ferreira Secretaria Municipal de Educação, Teresina, Piauí, Brasil
  • Danilo França Conceição dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

Resumen

Objetivo: Analisar o desempenho de atletas do Novo Basquete Brasil (NBB) em relação à obtenção de pontos na temporada 2017-2018. Métodos: Foi realizado um estudo documental, mediante as informações obtidas no endereço eletrônico da Liga Nacional de Basquete (LNB), referente a temporada 2017-2018. A variável dependente foi à média de pontos obtidos por atleta na temporada, analisada em relação a diferentes características mensuradas durantes as partidas. Estimou-se os determinantes para a média de pontos marcados na temporada por meio da regressão linear simples e múltipla. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: As informações foram referentes a 220 atletas em 15 equipes. A média de pontos obtidos por atletas foi de 6,07 (DP: 4,44). Observou-se que as seguintes ações desempenhadas pelos atletas foram determinantes do aumento da média de pontos obtidos: cestas de 3 pontos (?: 0,939; IC95%: 0,833-1,042), lances livres (?: 1,894; IC95%: 1,681-2,107), rebotes ofensivos (?: 1,694; IC95%: 1,353-2,034), assistências, porcentagem de arremesso de 2 pontos convertidos e enterradas (?: 1,719; IC95%: 0,817-2,622). Conclusão: Os lances livres e enterradas representaram os principais fundamentos em quadra que favoreceram o aumento da média de pontos obtidos.

Biografía del autor/a

Álefe Alves dos Santos Correia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Amargosa, Bahia, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Gerleison Ribeiro Barros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

Mestre em Educação Física.

Emanuele dos Santos Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Educação Física.

Mariana da Silva Ferreira, Secretaria Municipal de Educação, Teresina, Piauí, Brasil

Mestra em Educação Física.

Danilo França Conceição dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

Mestre em Educação Física.

Publicado

2024-08-12

Número

Sección

Artigos originais