Relação pais-técnicos-atletas: Estado da arte em periódicos nacionais em Educação Física e Esporte

Autores

  • Tamiris Lima Patrício Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP
  • Nayana Ribeiro Henrique Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP
  • Ligia Zagorac Bahu Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP
  • Lorena Nabanete dos Reis Furtado Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, Ceará
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

Resumo

Uma das temáticas tratadas pela Pedagogia do Esporte é a relação entre as lideranças esportivas e a família, responsáveis diretos pelos jovens. Objetivo: Identificar o que se tem estudado sobre essa relação técnicos-pais-atletas no período de 2000 a 2017. Métodos: Analisamos por meio da bibliometria, artigos publicados em periódicos brasileiros (A1 a B2) na área da Educação Física, nos anos de 2000 a 2017. Resultados: Dos 34 artigos originais, 17(50%) investigaram a relação entre pais e atletas, 14(41,1%) a relação entre atleta e treinador e 3(8,8%) a relação entre atletas, treinadores e pais. Conclusões: As abordagens mais enfatizadas foram: o comportamento do treinador, a influência dos pais na formação e a predisposição familiar ao esporte.

Biografia do Autor

  • Tamiris Lima Patrício, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

    Doutora em Estudos Socioculturais e comportamentais da Educação Física e Esporte pela Universidada de São Paulo - EEFE/USP

    Mestra em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica - GYMNUSP

  • Nayana Ribeiro Henrique, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

    Doutoranda em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo – USP

    Professora Mestra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM;

    Mestrado em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo – USP;

    Vice Coordenadora do Programa de Dança Atividade Circense e Ginástica – PRODAGIN;

    Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Ginástica da USP – GYMNUSP;

  • Ligia Zagorac Bahu, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

    Graduada em Esporte pela Universidade de São Paulo - USP

  • Lorena Nabanete dos Reis Furtado, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, Ceará

    Docente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Líder do Grupo de Estudos em Ginástica e Coordenadora do Grupo de GPT Gymnarteiros da Universidade Federal do Ceará 

    Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP (GYMNUSP)

  • Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

    Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidada de São Paulo - EEFE/USP

    Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica - GYMNUSP

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

LIMA PATRÍCIO, Tamiris; RIBEIRO HENRIQUE, Nayana; ZAGORAC BAHU, Ligia; NABANETE DOS REIS FURTADO, Lorena; VIVIENE CARBINATTO, Michele. Relação pais-técnicos-atletas: Estado da arte em periódicos nacionais em Educação Física e Esporte. Arquivos de Ciências do Esporte, [S. l.], v. 11, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/6970. Acesso em: 16 maio. 2025.