Comparação da resposta afetiva, divertimento e percepção subjetiva de esforço após um treino de Ciclismo Indoor, Fit Dance, Treinamento Funcional e CrossFit
Resumen
Objetivo: Avaliar e comparar a resposta afetiva, divertimento e percepção subjetiva de esforço (PSE) após uma sessão de treino das modalidades Ciclismo Indoor, Fit Dance, Treinamento Funcional e CrossFit. Métodos: Caracteriza–se como transversal e analítico. Composto por 115 participantes, 99 mulheres e 16 homens, praticantes das modalidades de Ciclismo Indoor, Fit Dance, Treinamento Funcional e CrossFit de duas academias localizadas na cidade de Anápolis, Goiás. As respostas afetivas foram avaliadas utilizando a escala de valência afetiva, o divertimento através da versão adaptada da Physical Activity Enjoyment Scale, e a PSE foi avaliada através da Escala de Borg. Todas as avaliações foram feitas após uma sessão de treino habitual das modalidades. Para comparar a resposta afetiva, divertimento e a PSE entre as modalidades, foi utilizado o teste Kruskal–Wallis e pos hoc de Dunn. Resultados: O Treinamento Funcional apresentou menores scores (4,2 ± 0,9) comparados ao Fit Dance (4,8 ± 0,5, p= 0,001) e CrossFit (5 ± 0, p= 0,001) em relação as respostas afetivas. Sobre o divertimento, o Treinamento Funcional (21 ± 3,1) foi menos divertido comparado ao Fit Dance (22,9 ± 0,4, p= 0,017), Ciclismo Indoor (24,1 ± 3,3, p= 0,006) e ao CrossFit (22,9 ± 0,3, p= 0,04). A PSE foi menor no Fit Dance (13,5 ± 3,9) comparado ao Ciclismo Indoor (17 ± 1,8, p <0,001) e ao Treinamento Funcional (16,3 ± 2,4, p= 0,007). Conclusão: O Treinamento Funcional é a modalidade menos divertida e menos prazerosa, enquanto o Fit Dance a menos intensa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.