Vivências socioeducativas para promoção da saúde em idosos: avaliando a intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.2676

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Processos grupais, Promoção da saúde, Serviços de saúde para idosos, Atenção Primária a Saúde

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de vivências socioeducativas para promover a saúde de um grupo de idosos e avaliar seus impactos. Trata-se de estudo de caso por métodos mistos pela perspectiva transformativa sequencial. Composto pelas fases: relato qualitativo da elaboração e condução da intervenção socioeducativa, abordagem exploratória quantitativa sobre características sociodemográficas e Integração dos Resultados. Foram implementados cinco grupos (média de 22,2 participantes) sendo maioria de mulheres, com baixa escolaridade e sem relacionamento estável. De forma geral os resultados dos grupos oportunizaram: convívio com colegas (26,2%), conhecimento de lugares inéditos (15%), recreação/lazer (15%). Obtendo como principais contribuições: ganhos para a saúde (22,9%), suporte emocional (29,8%), disposição/energia (10,0%), autopercepção de mente ativa (10,0%). A implementação de vivências socioeducativas nos grupos possibilitou reconfigurações dos ganhos para a saúde percebidos pelos idosos. Assim, considera-se que o grupo de vivência apresentou-se como alternativa assistencial que contribuiu para abordagem ampliada ao envelhecimento nos serviços saúde.


Biografia do Autor

Francielle Thaisa Morais Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fisioterapeuta. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fernanda Carolina Camargo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde. Epidemiologista Clínica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas (GEP-HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Ana Luisa Nunes Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Hayanny Pires Netto Guimarães, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Nutricionista. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Luana Rodrigues Rosseto Felipe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fisioterapeuta. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Matheus Marques e Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fisioterapeuta. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Simone Almeida dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Área de Concentração Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

Martins, F. T. M., Camargo, F. C., Marques, A. L. N., Guimarães, H. P. N., Felipe, L. R. R., Marques, M. M. e, & Santos, S. A. dos. (2019). Vivências socioeducativas para promoção da saúde em idosos: avaliando a intervenção. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(2), 175–185. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.2676

Edição

Seção

Artigos originais