Percepção dos discentes de enfermagem do PET GraduaSUS sobre sua formação acadêmica

Autores

  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
  • Álvaro da Silva Santos Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.
  • Camila Cristina Neves Romanato UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Maysa Alvarenga Ferreira UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Nara dos Santos Costa UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Daniela Sarreta Ignacio FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil
  • Mariana Mila Guimarães
  • Judete Silva Nunes UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Fabiano Henrique Oliveira Sabino UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Fernanda Lemos Lazarini UFTM, Uberaba, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3688-3952
  • Bruna Claúdia Pansani Ferreira UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Julia Cristina Molina Silveira UFTM, Uberaba, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2970-1199
  • Ketry Kellen Prado Caetano UFTM, Uberaba, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4448-8063

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.3735

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Enfermagem, Educação

Resumo

Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada no período de outubro a novembro de 2017, com 145 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no município de Uberaba-MG. Tem por objetivo analisar a percepção do acadêmico de enfermagem com relação a sua formação a partir de questões norteadoras. Os dados foram analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). No tocante as ideias acerca do curso eram positivas naqueles do primeiro ao terceiro período e negativas a partir do quarto. Os acadêmicos viram o curso como bom, capaz de oferecer oportunidades, amplos conhecimentos e bom suporte profissional. No entanto os períodos mais avançados elencaram a desvalorização do curso, contraste entre a APS e a área hospitalar, fraca relação entre teoria e prática, falta de apoio no aprendizado por parte dos serviços de saúde, desinteresse de alguns alunos, falta de atualização por parte dos docentes e que o curso necessita ser revisto. Diante a percepção dos acadêmicos, evidencia- se a necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico com vistas ao melhor suporte aos discentes.

Biografia do Autor

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil

Álvaro da Silva Santos, Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Administração em Serviços de Saúde. Doutor em Ciências Sociais. Pós Doutor em Serviço Social. Professor Associado nos Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.

Camila Cristina Neves Romanato, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Atenção à Saúde pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Maysa Alvarenga Ferreira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Atenção à Saúde e Professora Substituta pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Nara dos Santos Costa, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Professora Substituta pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Daniela Sarreta Ignacio, FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Coordenadora e docente da FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil

Mariana Mila Guimarães

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Uberaba, MG, Brasil

Judete Silva Nunes, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Odontóloga, Mestranda em Atenção à Saúde, pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Fabiano Henrique Oliveira Sabino, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmico de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Fernanda Lemos Lazarini, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Bruna Claúdia Pansani Ferreira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Julia Cristina Molina Silveira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Ketry Kellen Prado Caetano, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Enfermeira. Biomédica. Uberaba, MG, Brasil

Referências

Brehmer LCF, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletrônica Enferm. [Internet]. 2014; 16(1):228-37. Disponível em: http://www.journals.usp.br/reeusp/article/view/117399/115130 DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132

França T, Magnago C, Santos MR, Belisário S A, Silva CBG. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde Debate [Internet]. out 2018 [citado em 10 out 2018]; 42( spe2 ):286-301. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42nspe2/0103-1104-sdeb-42-spe02-0286.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042018s220

Kaiser DE, Serbim AK. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2009 [citado em 19 Jan 2019]; 30(4):633-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a08v30n4.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472009000400008

Ministério da Saúde (Br). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Edital nº 13, de 28 de setembro de 2015, Seleção para o programa de educação pelo trabalho para a saúde PET-SAÚDE/GRADUASUS - 2016/2017 [Internet]. D.O.U., Brasília, DF, 29 set 2015 [citado em 03 maio 2018]; Seção 3(186):126. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2015/setembro/29/Edital-PET-GraduaSUS.pdf

Marran AL, Lima PG, Bagnato MHS. As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2015 [citado em 03 maio 2018]; 13(1):89-108. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v13n1/1981-7746-tes-1981-7746-sip00025.pdf

Winters JRF, Prado MLD, Heidemann ITSB. A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos. Esc Anna Nery Rev Enferm. [Internet]. 2016 [citado em 03 maio 2018]; 20(2):248-53. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=127745723006

Lefevre F, Lefevre AMC. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e extensões comunicativas. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2014 [citado em 12 jan 2018]; 23(2):502-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00502.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014000000014

Lefevre F, Lefevre AMC. Curso teórico prático de introdução ao discurso do sujeito coletivo e ao Software Qualiquantisoft. São Paulo: Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo; 2011.

Costa-Marinho ML. O Discurso do sujeito coletivo: uma abordagem qualiquantitativa para a pesquisa social. Trab Soc Glob. [Internet] 2015 [citado em 10 jan 2018]; 5(8):90-115. http://revistaseug.ugr.es/index.php/tsg/article/view/3093/pdf

Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD, Bublitz S, et al. Sociodemographic and academic profile of nursing students from four brazilian institutions. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2015 [citado em 23 jan 2018]; 36 (1):77-83. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n1/1983-1447-rgenf-36-01-00077.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.01.48836

Ramos AM, Barlem JGT, Lunardi VL, Barlem ELD, Silveira RS, Bordignon SS, et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2015 [citado em 20 jan 2018]; 24(1):187-95. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104-0707-tce-24-01-00187.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002870013

Makuch DMV, Zagonel IPS. Pedagogical approach in the implementation of curriculum programs in nurse training. Esc Anna Nery Rev Enferm. [Internet]. 2017 [citado em 3 mar 2018]; 21(4). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n4/1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2017-0025.pdf

Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 [citado em 21 jan 2018]; 20(57):437-48. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220141177.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1177

Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 [citado em 13 jan 2018]; 14(2):473-86. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf

Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM, Silveira RS, Barlem ELD, Ernandes CM. Manifestações da síndrome de Burnout entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2013 [citado em 17 jan 2018]; 22(3):754-62. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71428558023

Hirsch CD, Barlem ELD, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Oliveira ACC, Hirsch CD, et al. Preditores do estresse e estratégias de enfrentamento adotadas por estudantes de enfermagem. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2015 [citado em 17 jan 2018]; 28(3):224-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n3/1982-0194-ape-28-03-0224.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500038

Nelwati D, McKenna L, Plummer V. Indonesian student nurses’ perceptions of stress in clinical learning: a phenomenological study. J Nurs Educ Pract. [Internet] 2013 [citado em 03 maio 2018]; 3(5):56-65. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/1307

Lima MM, Reibnitz KS, Kloh D, Vendruscolo C, Corrêa AB. Diálogo: rede que entrelaça a relação pedagógica no ensino prático-reflexivo. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2016 [citado em 23 Jan 2019]; 69(4):654-61. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n4/0034-7167-reben-69-04-0654.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690406i

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Gonçalves, J. R. L., Santos, Álvaro da S., Pedrosa, L. A. K., Romanato, C. C. N., Ferreira, M. A., Costa, N. dos S., Ignacio, D. S., Guimarães, M. M., Nunes, J. S., Oliveira, R. A. S. S. de, Sabino, F. H. O., Lazarini, F. L., Ferreira, B. C. P., Silveira, J. C. M., & Caetano, K. K. P. (2019). Percepção dos discentes de enfermagem do PET GraduaSUS sobre sua formação acadêmica. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(2), 211–219. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.3735

Edição

Seção

Artigos originais