Intervenção musical para acompanhantes de crianças no pós-operatório: percepções e sentimentos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4710Palavras-chave:
Música, Emoções, Família, Cuidados de enfermagem, Período pós-operatório.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever percepções e sentimentos vivenciados por acompanhantes pediátricos durante o período de hospitalização e ao serem submetidos à audição musical no pós-operatório da criança. Trata-se de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 27 acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma clínica cirúrgica pediátrica. Os participantes foram submetidos à audição de música instrumental relaxante por quinze minutos. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2017 a março de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, e submetidos à análise de conteúdo temática. Evidenciaram-se duas categorias temáticas representativas das percepções e sentimentos vivenciados pelos participantes: “O processo de hospitalização pós-cirúrgico da criança para o acompanhante” e “Fá Lá Mi: música na expressão de sentimentos”, sendo esta subdividida em três outras subcategorias: Música na harmonização dos sentimentos; A evocação de imagens a partir da música; e, Recomendações para o uso da intervenção musical. A audição musical propiciou uma vivência positiva e também bem-estar emocional aos acompanhantes pediátricos no período pós-operatório.
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