Depressão, ansiedade, autorregulação emocional, percepção do suporte social e familiar em escolares
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5194Palavras-chave:
Depressão, Ansiedade, Regulação emocional, Apoio social.Resumo
Esta é uma pesquisa longitudinal realizada em um município do norte do estado do Paraná, no ano de 2019, cujo objetivo foi analisar, em um grupo de escolares, se a depressão, ansiedade, percepção dos suportes social/familiar e a autorregulação emocional se modificavam em razão do sexo e do início da menarca. Aplicou-instrumentos validados no Brasil para avaliar ansiedade, depressão, autorregulação emocional e percepção dos suportes social e familiar. Participaram 453 escolares, de uma escola pública, do 6º ao 9º ano do fundamental, das quais 58,3% do sexo feminino. As meninas obtiveram escores maiores em ansiedade somático/vegetativo, cognitivo e paralização, pessimismo, avaliação da experiência e nos escores negativos da autorregulação e maior sintomatologia depressiva. Meninas que já tiveram a menarca apresentaram maior sintomatologia de ansiedade somático/vegetativo e na ansiedade geral, além de maiores pontuações em paralização, pessimismo e na combinação das dimensões negativas da autorregulação. Também tiveram menores escores no enfrentamento de problemas e na Percepção de Suporte Social, maior sintomatologia depressiva e mais inadaptação em relação à família. Meninos e meninas podem ter funcionamento distintos e há que se olhar para as questões orgânicas também como associadas a esse funcionamento, como é o caso da menarca nas meninas.
Referências
Oppenheimer CW, Ladouceur CD, Waller JM, Ryan ND, Allen KB, Sheeber L, et al. Emotion socialization in anxious youth: parenting buffers emotional reactivity to peer negative events. J Abnorm Child Psychol. [Internet]. 2016 [citado em 03 nov. 2020]; 44(7):1267-78. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10802-015-0125-5
Guerra C, Farkas C, Moncada L. Depression, anxiety and PTSD in sexually abused adolescents: association with self-efficacy, coping and family support. Child Abuse Negl. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 76:310-20. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.11.013
Andrés ML, Castañeiras CE, Richaud Minzi MC. Contribution of cognitive emotion regulation strategies in anxiety, depression, and well-being in 10-year-old children. Preliminary results. PSIENCIA . [Internet]. 2014 [citado em 03 nov. 2020]; 6(2):462-71. DOI: http://dx.doi.org/10.5872/psiencia/6.2.24
Del Valle M, Betegón E, Irurtia MJ. Efecto del uso de estrategias cognitivas de regulación emocional sobre la ansiedad en adolescentes españoles. Suma Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 25(2):153-61. DOI: http://dx.doi.org/10.14349/sumapsi.2018.v25.n2.7
Loevaas MES, Sund AM, Patras J, Martinsen K, Hjemdal O, Neumer S-P, et al. Emotion regulation and its relation to symptoms of anxiety and depression in children aged 8–12 years: does parental gender play a differentiating role? BMC Psychology. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 6(42):1-11. DOI: http://dx.doi.org/10.1186/s40359-018-0255-y
Tondo L, Pinna M, Serra G, De Chiara L, Baldessarini RJ. Age at menarche predicts age at onset of major affective and anxiety disorders. Eur Psychiatry. [Internet]. 2017 [citado em 03 nov. 2020]; 39:80-5. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.eurpsy.2016.08.001
Mendle J, Ryan RM, McKone K M P. Age at menarche, depression, and antisocial behavior in adulthood. Pediatrics. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 141(1):e20171703 DOI: http://dx.doi.org /10.1542/peds.2017-1703
Borges L, Pacheco JTB. Sintomas depressivos, autorregulação emocional e suporte familiar: um estudo com crianças e adolescentes. Estud Interdiscip Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 9(3supl):132. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp132
Baptista, MN, organizador. Escala Baptista de Depressão - versão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ). São Paulo: Hogrefe, 2017. 57p.
World Health Organization. Depression and other common mental disorders. Global health estimates. Geneva: WHO; 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bits- tream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf
Reynolds WM. Depression in Children and Adolescents: Nature, Diagnosis, Assessment, and Treatment. School Psychology Review [Internet]. Informa UK Limited; 1990 Jun 1;19(2):158-73. Available from: http://dx.doi.org/10.1080/02796015.1990.12085454
Oliveira KL de, Santos AAA dos, Cruvinel M, Néri AL. Relação entre ansiedade, depressão e desesperança entre grupos de idosos. Psicologia em Estudo [Internet]. FapUNIFESP (SciELO); 2006 Aug;11(2):351–9. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-7372200600020001
Polanczyk, GV Lamberte MTMR., organizadores. Psiquiatria da infância e adolescência. 1ed. Barueri: Manole, 2012. 429p.
Zhang L, Lu J, Li B, Wang X, Shangguan C. Gender differences in the mediating effects of emotion-regulation strategies: forgiveness and depression among adolescents. Pers Individ Dif. [Internet]. 2020 [citado em 03 nov. 2020]; 163:110094. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2020.11009
Gariépy G, Honkaniemi H, Quesnel-Vallée A. Social support and protection from depression: systematic review of current findings in Western countries. Br J Psychiatr. [Internet]. 2016 [citado em 03 nov. 2020]; 209(4):284-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1192/bjp.bp.115.169094
Jaramillo JM, Rendón MI, Muñoz L, Weis M, Trommsdorff G. Children’s self-regulation in cultural contexts: the role of parental socialization theories, goals, and practices. Frontiers in Psychology. [Internet]. 2017 [citado em 03 nov. 2020]; 8(6):1-9. DOI: http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00923
Souza, MS, Baptista, MN, Alves, GAS, Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis. Aletheia. [Internet]. 2008; [citado em 03 nov. 2020]; (28):45-59. DOI: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115012542005
Alves CF, Dell'Aglio D. Percepção de apoio social de adolescentes de escolas públicas. Rev Psicol IMED. [Internet]. 2015 [citado em 03 nov. 2020]; 7(2):89-98. DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v7n2p89-98
Hurrell, KE, Hudson, JL, Schniering, CA. Parental reactions to children's negative emotions: relationships with emotion regulation in children with an anxiety disorder. J Anxiety Disord. [Internet]. 2015 [citado em 03 nov. 2020]; 29:72-82. DOI: https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2014.10.008
Machado MR Mosmann CP. Dimensões negativas da coparentalidade e sintomas internalizantes: a regulação emocional como mediadora. Psicol Teor Pesqui. [Internet]. 2019 [citado em 03 nov. 2020]; 35(nº spe):e35nspe12. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e35nspe12
Morris AS, Silk JS, Steinberg L, Myers SS, Robinson LR. The role of the family context in the development of emotion regulation. Soc Dev. [Internet]. 2007 [citado em 03 nov. 2020]; 16(2):361-88. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9507.2007.00389.x
Lee D, Ahn I-Y, Park C-S, Kim B-J, Lee C-S, Cha B, et al. Early menarche as a risk factor for suicidal ideation in girls: the Korea youth risk behavior web-based survey. Psychiatry Res. [Internet]. 2020 [citado em 03 nov. 2020]; 285:112706. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychres.2019.112706
Jalnapurkar I. Sex differences in anxiety disorders: a review. Psychiatry, Depression & Anxiety. [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 21(4):1-9. DOI: http://dx.doi.org/10.24966/pda-0150/100011
Sequeira M-E, Lewis SJ, Bonilla C, Smith GD, Joinson C. Association of timing of menarche with depressive symptoms and depression in adolescence: mendelian randomisation study. Br J Psychiatr. [Internet]. 2017 [citado em 03 nov. 2020]; 210(1):39-46. DOI: http://dx.doi.org/10.1192/bjp.bp.115.168617
McGuire TC, McCormick K., Koch MK, Mendle J. Pubertal maturation and longitudinal trajectories of depression during early adolescence. Frontiers in Psychology [Internet]. 2019 [citado em 03 nov. 2020]; 10:1362. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01362
Noronha APP, Baptista MN, Batista HHV. Estudos psicométricos iniciais da Escala de Autorregulação Emocional: versões adulto e infanto-juvenil. Estud Psicol (Campinas). [Internet]. 2019 [citado em 03 nov. 2020]; 36:e180109. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180109
Soares TFP. Escala de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (ESAN-IJ). [dissertação]. Campinas, SP: Universidade São Francisco/USF; 2019. 102p.
Cardoso HF, Baptista MN. Evidência de validade para a Escala de Percepção do Suporte Social (versão adulta) - EPSUS-A: um estudo correlacional. Psicol Ciênc Prof. [Internet]. 2015 [citado em 03 nov. 2020]; 35(3):946-58. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001352013
Baptista MN. Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF): estudo componencial em duas configurações. Psicol Ciênc Prof. [Internet]. 2007 [citado em 03 nov. 2020]; 27(3):496-509. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932007000300010
Kuehner C. Why is depression more common among women than among men? Lancet Psychiatry. [Internet]. 2017 [citado em 03 nov. 2020]; 4(2):146-58. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/s2215-0366(16)30263-2
Li Y, Lynch AD, Kalvin C, Liu J, Lerner RM. Peer relationships as a context for the development of school engagement during early adolescence. International Journal of Internacional Development [Internet]. 2011 [citado em 03 nov. 2020]; 6(4):1-25. DOI: https://doi.org/10.1177/0165025411402578
Yamaguchi K, Ito M, Takebayashi Y. Positive emotion in distress as a potentially effective emotion regulation strategy for depression: a preliminary investigation. Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice [Internet]. 2018 [citado em 03 nov. 2020]; 91(4):509-25. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/papt.12176
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.