Occupational nurses: sociodemographic profile, training and professional development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i3.7164

Keywords:

Occupational health nursing, Occupational health, Nurse’s role, Staff development, Professional training

Abstract

Objective: to analyze the sociodemographic profile and the aspects related to the training and professional development of occupational nurses in Brazil. Methods: descriptive, cross -sectional and quantitative research, conducted from November 2020 to May 2021, through an online form, presenting directive questions regarding sociodemographic aspects, training and professional improvement. The data were analyzed through descriptive statistics. Results: there were 65 participants, of which 89.2% were female, 69.23% had a live in partner, and with an average age 40 years and mode of 36 years of age. The degree in Nursing (66.15%) and the Postgraduate in Occupational Nursing (89.23%) were carried out in private educational institutions. Among occupational nurses, 32.7% were inserted in the area with no specialization, and the Southeastern region of Brazil is responsible for absorbing 86% of these professionals. When it came to sectors of work, the health sector stood out, followed by the public administration, services and sugar and alcohol, totaling 35 professionals, in absolute values. The investment in qualification occurs through lato sensu courses in greater proportion with 92.30% of these workers, and 7.69% at stricto sensu level. Conclusion: there is a relevant greater diffusion of stricto sensu level courses, particularly in the area of occupational nursing. It is also suggested new studies in the area, especially in other regions of Brazil, mainly aiming at identifying knowledge gaps and directing efforts to the continuous improvement of occupational health practice to the economically active Brazilian population.

Author Biographies

Daniela Sarreta Ignacio, Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM). Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Uberaba

Doutora em Ciências pela EERP-USP, Especialista em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (Uniube, 2015), Clínica médica (Cardiologia, Hematologia, Queimados e Moléstias Contagiosas) pela EERP-USP (2002) e em enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1999). Enfermeira pela EERP-USP (1998). Possui vinte dois anos de docência (20 anos à graduação e 15 à pós graduação). Coordenou Cursos de Graduação em Enfermagem, obtendo conceito CAPES 5 no reconhecimento dos mesmos. Responde pelas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica, Gestão de Enfermagem em Saúde Pública, Saúde do Trabalhador e Saúde da Criança. Realizando seus trabalhos de pesquisa junto as linhas de pesquisa relacionadas a Saúde do trabalhador e Clínica médica/ Terapia Intensiva.Experiência profissional Assistencial de 25 anos direcionado a Cardiologia e CTI, clínica médica cirúrgica, sistematização da assistência de enfermagem e semiologia e semiotécnica, e educação em saúde. Foi responsável técnica por unidades de saúde em Aramina (SP) e Uberaba (MG) onde respondeu pela Vigilância Epidemiológica, Imunização, Saúde do Trabalhador e realizou assessoria técnica às respectivas Secretarias de Saúde.Participou do programa PET-Gradua SUS realizado em parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação para o aprimoramento dos cursos de Graduação de Enfermagem, ampliando seu olhar para a complexidade envolvida nas entranhas dos Cursos de Enfermagem e de seus sujeitos envolvidos, reconhecendo seus entraves e resistências.Durante a Pandemia de SARS-Cov-2, foi coordenadora do Centro de Referência ao Atendimento em COVID (CE-COVID) de Uberaba, trabalho pelo qual foi homenageada e reconhecida com a Medalha Destaques da Enfermagem Mineira em 2022.Atualmente integra a equipe técnica do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Uberaba, onde realiza serviços técnicos relacionados a gestão e planejamento de programas e políticas públicas municipais, além de compor o núcleo de compras e licitações do referido departamento.Conserva a preocupação de manter sempre associadas as atividades da assistência e do ensino, visto que ambas devem banhar-se pela ciência, para seu fortalecimento, desenvolvimento e embasamento frente aos desafios cotidianos de reconhecimento e respeito a Enfermagem e a sua autonomia.

Carolina Cassiano, Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (EE/EERP-USP). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFTM (2022); Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde (2022). Atualmente é Representante Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE/EERP-USP. Integrante do Grupo de Pesquisa: "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" - Universidade de São Paulo (USP). 

Laura Andrian Leal, EERP/USP. Centro Universitário Municipal de Franca - FACEF

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2015). Doutora pelo programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Mestre em ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Auditoria em saúde (Instituo Passo 1), Mba em Gestão em Saúde (USP) e em Gestão Pública pela Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu atividades laborais como enfermeira assistencial e como Enfermeira Gestora do Grupo São Francisco. Fui Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas disciplinas de Gerenciamento em Enfermagem; Processos de Cuidar e Saúde do Adulto. Atualmente sou docente do Centro Universitário Municipal de Franca -Facef, atuando nas disciplinas da rede de hospitalar de urgência, gestão e clínica. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de pessoas em Enfermagem, Competências profissionais e produções científicas relacionadas à Dinâmica da Organização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho - GFST, do(a) Universidade Federal de São Carlos.

Silvia Helena Henriques, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP, Ribeirão Preto

Graduada em Enfermagem (1993) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestra em Enfermagem (2002) e Doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da EERP-USP, em 24 de outubro de 2017. Atualmente é Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP-USP), Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da EERP-USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais; Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem, vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional - Red ENSO - Brasil. Parecerista Ad hoc de periódicos internacionais como: Journal of Nursing Management e International Journal of Nursing Practice. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (Assistência, Gerenciamento e Docência). Sua produção científica está relacionada às linhas de pesquisas: (a) Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem; (b) Competências Profissionais; (c) Saúde do Trabalhador. 

References

Machado VMT, Monteiro MJFSP, Penaforte MHO, Rodrigues VMCP. Enfermagem do trabalho em Portugal: contexto e perspectivas. Rev Baiana Enferm. [Internet]. 2021 [citado em 15 nov 2023]; 36:e45605. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45605/25604

American Association of Occupational Health Nurses. What is occupational & environmental health nursing? [Internet]. Chicago, IL: AAOHN; 2012 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.aaohn.org/About/What-is-Occupational-and-Environmental-Health-Nursing#:~:text=Occupational%20and%20environmental%20health%20nurses,a%20%E2%80%9Chealthy%E2%80%9D%20bottom%20line.

Saldaña M, Pimentel AGM, Posada AS. Occupational health nursing: competence and experience to achieve the safety, health and well-being of the working population. Enferm Clin (Engl Ed) [Internet]. 2019 [citado em 15 nov 2023]; 29(6):376-80. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1130-8621(19)30370-5

Sampaio LHV, Jesus RS, Borges MAM. Enfermeiro do trabalho no controle de doenças ocupacionais. Revista Saúde Multidisciplinar [Internet]. 2022 [citado em 15 nov 2023]; 11(1):56-61. Disponível em: http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/328/200

Mahé A. L'infirmier de santé au travail: prévention et sécurité en équipe pluridisciplinaire. Soins [Internet]. 2021 [citado em 15 nov 2023]; 66(852):50-52. DOI: https://doi.org/10.1016/S0038-0814(21)00026-8

Ministério do Trabalho e Emprego (Brasil). Norma Regulamentadora No. 4 (NR-4) [Internet]. Brasília, DF: Ministério do Trabalho e Emprego; 2020 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-4-nr-4

Costa BRL. Bola de neve virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. RIGS Revista Interdisciplinar de Gestão Social [Internet]. 2018 [citado 15 nov 2023]; 7(1):15-37. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24649/16131

Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em números [Internet]. Brasília, DF: COFEN; 2023 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros/

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Anuário da saúde do trabalhador [Internet]. São Paulo: DIEESE; 2016 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.dieese.org.br/anuario/2016/Anuario_Saude_Trabalhador.pdf

Zippia The Career Expert. Occupational health nurse: demographics and statistics in the US [Internet]. San Francisco, CA: Zippia; 2021 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.zippia.com/occupational-health-nurse-jobs/demographics/

Caballero JG. [Estudio sobre las competencias profesionales de Enfermería del Trabajo en España]. Arch Prev Riesgos Labor. [Internet]. 2020 [citado em 15 nov 2023]; 23(1):34-51. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31991076/

Ordem dos Enfermeiros. Federação Europeia de Associações de Enfermeiros [Internet]. Lisboa, PT: Ordem dos Enfermeiros; 2021 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/federa%C3%A7%C3%A3o-europeia-de-associa%C3%A7%C3%B5es-de-enfermeiros-efn

Boniol M, McIsaac M, Xu L, Wuliji T, Diallo K, Campbell J. Genderequity in the health workforce: analysis of 104 countries [Internet]. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2019 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/311314/WHO-HIS-HWF-Gender-WP1-2019.1-eng.pdf?sequence=1

Gandra EC, Silva KL, Passos HR, Schreck RSC. Enfermagem brasileira e a pandemia de COVID-19: desigualdades em evidência. Esc Anna Nery Rev Enferm. [Internet]. 2021 [citado em 15 nov 2023]; 25(N Esp):e20210058. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/ccWCPqt8ffm4fbDFvgb68gL/?format=pdf&lang=pt

Roloff DIT, Cezar-Vaz MR, Bonow CA, Mello MCVA. Activities of occupational nurses working in companies. Rev Rene [Internet]. 2017 [citado em 15 nov 2023]; 18(1):76-83. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3240/324049855011/html/

Peiró T, Lorente L, Vera M. The COVID-19 crisis: skills that are paramount to build into nursing programs for future global health crisis. Int J Environ Res Public Health. [Internet]. 2020 [citado em 15 nov 2023]; 17(18):6532. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7558921/pdf/ijerph-17-06532.pdf

Canadian Nurses Association. Nursing statistics [Internet]. Ottawa, ON: Canadian Nurses Association; 2021 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.cna-aiic.ca/en/nursing/regulated-nursing-in-canada/nursing-statistics

Machado MH, coordenador. Perfil da enfermagem no Brasil: relatório final [Internet]. Rio de Janeiro: NERHUS, DAPS, ENSP, FIOCRUZ; 2017 [citado em 15 nov 2023]. 748 p. (Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil; v. 1). Disponível em: https://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/pdfs/relatoriofinal.pdf

Pinhatti EDG, Vannuchi MTO, Tenani MNF, Haddad MCL. Influências sociodemográficas e laborais na satisfação profissional de enfermeiros em hospital público. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2017 [citado em 15 nov 2023]; 25:e14405. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/14405/24667

Anes EMGJ, Ferreira CAS. Satisfação em enfermagem: perspetiva do enfermeiro versus perspetiva do utent. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology [Internet]. 2018 [citado em 15 nov 2023]; 4(1):23-30. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/1255/1119

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa populacional 2020 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2020 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados

Fukada M. Nursing competency: definition, structure and development. Yonago Acta Med. [Internet]. 2018 [citado em 15 nov 2023]; 61(1):1-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/29599616/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Número de empresas, por classificação de atividade [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2015 [citado em 15 nov 2023]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9068-demografia-das-empresas.html?=&t=destaques

Wu FL, Tsai HM, Liou YM, Chou YF, Chang TH, Shiao SJ. Reflections on occupational health nursing in Taiwan: challenges and perspectives. Hu Li Za Zhi [Internet] 2018 [citado em 15 nov 2023]; 65(2):93-99. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29564861/

Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes Neto FRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapping nursing training in Brazil: challenges for actions in complex and globalized scenarios. Ciênc Saúde Colet. [Internet] 2020 [citado em 15 nov 2023]; 25(1):25-35. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Bxhbs99CZ8QgZN9QCnJZTPr/?format=pdf&lang=en

Araújo RS. Resenha das políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise. Education Review Resenhas Educativas [Internet]. 2020 [citado em 15 nov 2023]; 27. Disponível em: https://edrev.asu.edu/index.php/ER/article/view/2733/943

Albuquerque SGE. Competências gerenciais no contexto da ação de enfermeiros na organização hospitalar. [dissertação]. João Pessoa, PB: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba; 2020 [citado em 16 nov 2023]. Disponível em: http://www.corenpb.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Compet%C3%AAncias-Gerenciais-no-Contexto-da-a%C3%A7%C3%A3o-de-Enfermeiros-na-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Hospitalar.pdf

Rolim SS. Gestão assistencial e educação permanente: perspectivas no contexto hospitalar [Internet]. [dissertação]. São Paulo, SP: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo; 2022 [citado em 16 nov 2023]. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2023/03/1416918/silviadesouzarolimversaooriginal.pdf

Published

2023-12-15

How to Cite

Ignacio, D. S., Cassiano, C., Leal, L. A., & Henriques, S. H. (2023). Occupational nurses: sociodemographic profile, training and professional development. JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT, 11(3), e7164. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i3.7164

Issue

Section

Original Articles