Uma leitura de “Pierre Menard, autor del Quijote”, de Jorge Luis Borges, sob a perspectiva barthesiana da fruição
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v10i2.5948Resumo
Em O prazer do texto (1973), Roland Barthes propõe uma reflexão em torno dos textos de prazer, que seriam aqueles que estão ligados a uma prática confortável de leitura, e os textos de fruição, que fazem vacilar as bases históricas, culturais e psicológicas do leitor e o fazem entrar em crise com a própria linguagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho reside em discutir as particularidades dos textos de fruição a partir da análise do conto “Pierre Menard, autor del Quijote”, do escritor argentino Jorge Luis Borges, cuja estrutura pode ser facilmente confundida com a de um ensaio por um leitor mais ingênuo. Para tanto, o aporte teórico utilizado consiste, além na obra barthesiana, nas contribuições de críticos que se debruçam sobre a obra de Borges, como Alcaraz (2005), Barbosa (2001), Moreira (2012) e Piglia (2001). Dessa forma, por meio da análise do conto, é perceptível a ironia de Borges ao sugerir o possível caráter ficcional de um ensaio através problematização das fronteiras entre ficção e realidade. O argentino também conta com a figura de um leitor mais desatento, que se perde entre as diversas pistas deixadas ao longo do texto que apontam para seu caráter fictício.
Palavras-chave: Roland Barthes; Jorge Luis Borges; fruição [jouissance]; literatura latino-americana; conto.
Referências
ALCARAZ, Rafael Camorlinga. Literatura fantástica borgiana e realismo mágico latino-americano. Fragmentos, Florianópolis, n. 28/29, p. 21-28, 2005.
BARBOSA, João Alexandre. Borges, leitor de Quixote. In: SCHWARTZ, Jorge (Org.). Borges no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2001. p. 51-75.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de Jacob Guinsburg. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BARTHES, Roland. Aula (aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977). Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1978.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor del Quijote. In: BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974. p. 444-450.
CEIA, Carlos. Estética da recepção. E-Dicionário de Termos Literários, 2009. Disponível em: <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/estetica-da-recepcao-rezeptionsaesthetik-reader-response-criticism>. Acesso em: 24 jun. 2021.
CERVANTES, Miguel de. El ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha. 34. ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1986.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
CRIOLLO. In: Diccionario de la lengua española. Madrid: Real Academia Española, 2021. Disponível em: <https://dle.rae.es/criollo>. Acesso em: 27 nov. 2021.
FEBA, Berta Lúcia Tagliari. Em busca do prazer de ler e escrever: considerações sobre O prazer do texto, de Roland Barthes. Voos: Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade Guairacá, Guarapuava, v. 2, p. 32-39, 2009. Disponível em: <http://www.revistavoos.com.br/seer/index.php/voos/article/view/43/03_Vol2_VOOS2009_CL1>. Acesso em: 21 jun. 2021.
MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues. Literatura e biblioteca em Jorge Luis Borges e Italo Calvino. 2012. 253 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vira e mexe nacionalismo: paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIGLIA, Ricardo. Borges: a arte de narrar. In: SCHWARTZ, Jorge (Org.). Borges no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2001. p. 17-34.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 87-94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index