Conversação e texto: vias de diálogo correntes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6304

Palavras-chave:

Língua fala e escrita, Gêneros textuais, Categorias conversacionais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado intitulada “Estratégias retóricas: uma análise da seção introdução do gênero dissertação de mestrado nas áreas de Letras e Matemática”. Neste artigo, objetivamos descrever os passos retóricos relatando a vivência em sala de aula, indicando problemas de pesquisa e relatando os objetivos da pesquisa na seção introdução de dissertações de mestrados profissionais da área de Letras e Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Trata-se de uma pesquisa documental de cunho descritivo com uma abordagem qualitativa. O corpus é formado por 20 exemplares de dissertações de mestrado, sendo 10 introduções da área de Letras e 10 introduções da área de Matemática. O estudo fundamentou-se em Swales (1990), Askehave e Swales (2009), Alves Filho (2018), Hemais e Biasi - Rodrigues (2005), Hendges e Motta-Roth (2010), dentre outros. Os resultados mostraram que os passos retóricos relatando os objetivos da pesquisa e indicando problemas de pesquisa tiveram maior recorrência no corpus das duas áreas. Já o passo relatando a vivência em sala de aula se mostrou menos recorrente.

Biografia do Autor

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UFAL) / Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Pós-Doutorado, na mesma área, pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Arapiraca) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, Linguística do Texto e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, língua falada e escrita, discurso, sala de aula, gêneros textuais, texto, relações de poder, estudos argumentativos e persuasivos da linguagem.

Referências

ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras, coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à pragmática: a linguagem em uso. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012.

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília, DF: MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. 600 p. em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Coerência, Referenciação e Ensino. 1ed. São Paulo: Cortez, 2014.

CEREJA, Willam Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português. 9º ano. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 19. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

____. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, Ingedore Gruanfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

______, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Oliveira Santos, M. F. (2022). Conversação e texto: vias de diálogo correntes. Revista Do Sell, 11(2), 37–50. https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6304