O discurso do apagamento de uma realidade: Braskem-al embotando sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6263

Palavras-chave:

Referenciação, Ancoragem de texto, significações retório-discursivas

Resumo

A partir da referenciação e à luz da Análise Crítica do Discurso, este trabalho tem por objetivo descortinar as significações discursivas de uma realidade trágica: o afundamento de quatro bairros em Maceió-AL, provocado pela empresa Braskem-AL, ao explorar o subsolo da região, expulsando mais de cem mil famílias de suas casas. O corpus de análise é um Informe Publicitário divulgado pela empresa nos meios de comunicação, em fevereiro de 2021, anunciando: “Entenda como a Braskem faz a COMPENSAÇÃO FINANCEIRA dos moradores das áreas de risco”. Dessa maneira, ao entrelaçar argumentos discursivos com imagens, cujo objetivo é manipular o leitor para embotar o verdadeiro sentido do feitiço da ajuda, percebe-se que a empresa utiliza elementos referentes para construir uma tessitura imagética de si descolada do problema causado por si. A pesquisa é qualitativa e os constructos teóricos que dão fulcro a este trabalho são os de Aristóteles (2011), Fairclough (2001), Ferreira (2015, 2021), Perelman; Olbrechts-Tyteca (2014), Santos (2018), Rezende & Ramalho (2011), Borges (2018), entre outros. A pesquisa se mostra relevante por enfatizar o uso da Linguística textual, interpolada pela ancoragem de texto e imagens, no cotexto, para persuadir e mascarar uma realidade pela relação linguagem-mundo.

Biografia do Autor

Zoroastro Pereira de Araújo Neto, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-2011). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal-2000). Graduado em Administração pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac-1998). Atualmente, é Professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Ingressou na Rede Federal pelo Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira, em 2011. Foi Professor Pesquisador Bolsista da Universidade Aberta do Brasil (atuando nos cursos de Gestão Pública e Hotelaria). Atuou como Avaliador da SETEC/MEC, 2012-2014. Foi Professor Titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Faculdade de Educação e Comunicação, do Centro Universitário CESMAC (1999-2011). Tem experiência na área de Gestão, Ensino Superior e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, retórica, qualidade de vida no trabalho, psicopedagogia institucional, avaliação de desempenho, políticas públicas, sociologia da comunicação, marketing, empreendedorismo, cooperativismo. Membro dos Grupos de Pesquisas: GETEL (Ufal), Linguagem e Retórica (Uneal) e DESA (IFPE).

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Pós-Doutorado, na mesma área, pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Arapiraca) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, Linguística do Texto e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, língua falada e escrita, discurso, sala de aula, gêneros textuais, texto, relações de poder, estudos argumentativos e persuasivos da linguagem.

Rosiane Maria Barros Santos

Assistente Social e Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia. Foi Assistente Social educacional de Escola Pública do Município de Maceió desde 10 de agosto de 2001, hoje aposentada desta função, é professora da Faculdade da Cidade de Maceió- FACIMA ,no curso de pedagogia e do Centro de Estudos Superiores de Maceió-CESMAC, no curso de pedagogia, tendo também lecionado no CESMAC nos cursos de Letras, História e Biologia. Atua como professora em cursos de pós-graduação, ligados a Educação e Recursos Humanos. Foi professora substituta da Universidade Federal de Alagoas nas disciplinas de Política e Organização da Educação Básica, Didática e Profissão Docente, Foi Assistente Social da Clínica psicológica do CESMAC organizando estágio dos alunos do curso de psicologia durante 10 anos. Orientou o projeto de pesquisa, PSIC - Programa Semente de Iniciação Científica vinculado ao Centro Universitário CESMAC, na vigência 2018/2019, concluído em 10 de junho de 2020.Tem experiência na área de Educação e Serviço Social, com ênfase em Educação.Membro do Nucleo Docente estruturante (NDE) do curso de Pedagogia do CESMAC. Atuou como pesquisadora dp Programa Semente de Iniciação Cientifica do CESMAC.Cursou em 2021 como aluna especial na turma de doutorado/CEDU/UFAL a disciplina"TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES."60H. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Referências

ARISTOTELES. Retórica. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

BEZERRA, Edson. Elementos para uma sociologia do desastre ou: a destruição dos arcos das memórias. In: FRAGOSO, Elias (org.). Rasgando a cortina de $ilêncios: o lado B da exploração do sal-gema de Maceió. Maceió: Instituto Alagoas, 2022.

BORGES, Lorena Araújo de Oliveira. “Meu corpo, minhas regras”: representações e identidades de gênero nos discursos de ativistas (trans)feministas. Universidade de Brasília. Tese de doutorado. Brasília-DF, 2018.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. Linguística Textual e Argumentação. Campinas, SP: Pontes editores, 2020.

CLEMENTE, Tânia Conceição. Carnaval e Memória: das imagens e dos discursos. Artigo apresentado no XV encontro da ANPOLL, 2000. Disponível em < http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ANPOLL_2002/arquivos/pdf/002_analise_discurso/tania_clemente.pdf>. Acesso em 27 maio 2022.

CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Rediscutindo o princípio de construção negociada dos objetos de discurso. Revista Letras, Fortaleza, v.2, n.36, p. 63-77, jul./dez. 2017.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001.

FERREIRA, Luiz Antônio. Os contornos retóricos do medo. In: MAGALHÃES, Ana Lúcia; FERREIRA, Luiz Antônio; FIGUEIREDO, Maria Flávia. (orgs.). Retórica do medo. 2. ed. revista e ampliada. São Paulo: Grupo ERA, 2015.

____. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2021.

____. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUSTOSA, Maria Cecília Junqueira. O Pólo Cloroquímico de Alagoas. Série Apontamentos, n. 14. Maceió: Edufal, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATEUS, Samuel. Introdução à Retórica no séc. XXI. Portugal: Editora LabCom.IFP, 2018.

MORAIS, Eduardo Pantaleão; SANTOS, Maria Francisca Oliveira. Os graus do argumento de autoridade no artigo científico. Arapiraca-AL: Eduneal, 2019.

NASCIMENTO, Danielle Cândido da Silva. Se eu temo, então você também vai ter medo de perder: os bens de fortuna e a “publicidade de choque” da Oi. In: AMARAL, Maria Virgínia Borges; ERICSON, Sóstenes (org.). Do discurso: fundamentos e análises. Maceió: Edufal, 2019.

PERELMAN, Chaïn. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas (SP): Pontes, 2011.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SANTOS, Maria Francisca Oliveira. As marcas retórico-críticas no gênero editorial. Maceió: Edufal, 2011.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pereira de Araújo Neto, Z., Oliveira Santos, M. F., & Barros Santos, R. M. (2022). O discurso do apagamento de uma realidade: Braskem-al embotando sentidos. Revista Do Sell, 11(1), 156–170. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6263