A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO SOCIODISCURSIVO PELO VIÉS DA REFERENCIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2390Resumo
O objetivo central deste trabalho foi pesquisar como estudantes em situação de segregação social estão sendo discursivamente incluídos em nossa cultura letrada. Assim, baseados na abordagem qualiquantitativa, investigamos o texto de dez alunos do nono ano de uma escola de periferia, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a fim de observar como eles mobilizam seus saberes linguísticos para fins argumentativos. Em consonância com os estudos sobre a recategorização, uma das pautas da perspectiva sociointeracionista da Linguística Textual, mapeamos as anáforas diretas emergentes nos textos, com o objetivo central de estudar a relação entre os recursos anafóricos e a construção do projeto de dizer dos participantes. Os resultados desvelam uma proficiência em nível coesivo aquém do proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN/LP). Por outro lado, a análise da recategorização através das pistas linguísticas presentes na predicação sugere que os participantes conseguem mobilizar outros saberes sociocognitivos para compensar algumas “faltas” em nível gramatical, equilibrando a argumentatividade no texto. Estes resultados reforçam a necessidade do ensino da gramática com reais fins discursivos. Sinalizam, simultaneamente, a riqueza linguística encontrada a partir de recursos cognitivos de recategorização ainda não trabalhados sistemática e discursivamente na e pela escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index