Celular, corrida de orientação, Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático

Alexander Klein Tahara, Mayara de Sena Cagliari, Suraya Cristina Darido

Resumo


Objetivo: Elaborar e avaliar um material didático para o ensino da corrida de orientação utilizando o celular, no sentido de analisar se o mesmo pode auxiliar o processo de ensino deste conteúdo para professores que atuam na área. Métodos: Foi utilizado como instrumento um questionário aberto aplicado a 9 participantes, todos professores de Educação Física escolar, faixa-etária de 22 a 52 anos. Resultados: Indicam que em relação ao uso do celular para o ensino do conteúdo “aventura”, 42,9% dos professores veem o mesmo como um recurso potencializador do processo de ensino/aprendizagem, ao passo que 21,4% entendem a necessidade de determinar objetivos claros para o uso adequado do celular. Conclusão: A avaliação do material didático elaborado acerca da corrida de orientação utilizando-se o celular foi positiva, sendo uma atividade enriquecedora para os professores, com chances de adaptar nas escolas que lecionam.


Palavras-chave


celular, corrida de orientação, educação física, escola

Texto completo:

P.02-05

Referências


Franco LCP, Cavasini R, Darido SC. Práticas corporais de aventura. In: González FJ, Darido SC, Oliveira AAB (Org.). Lutas, Capoeira e Práticas corporais de aventura: práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem; 2014. p.101-135.

Queiroz Filho PN, Santos CAP. Corrida de Orientação. In: Dacosta L (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Confef, 2006. p.34-35.

Darido SC, Impolcetto FM, Barroso ALR, Rodrigues HA. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz. 2010;16(2):450-457.

Ivoskus D. Vivir conectados: sociedade política y comunicación em la era digital. Buenos Aires: Grupo Norma; 2012.

Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed; 2007.

Mattos MG, Rossetto Júnior AJ, Blecher S. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo: Phorte; 2004.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2004.

Batista SCF, Barcelos GT. Análise do uso do celular no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação;2013;11(1):1-10.

Silva LMF, Darido SC. A capoeira e o uso da tecnologia da informação e da comunicação em seu processo de ensino e aprendizagem. Motriz. 2011;17(Supl.1):1-8.

Germano VAC. Educação Física escolar e currículo do estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do hip hop e street dance. [Dissertação de Mestrado - Programa em Desenvolvimento Humano e Tecnologias]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2015.

Machado JLA. Celular na Escola: O que fazer? 2012; Available from: [2016 jul 13].

Ferreira HMC. A mediação dos dispositivos móveis nos processos educacionais. Revista Teias. 2012;13(30):209-226.

Göttsche K. Tecnologias móveis: uma mais valia em contextos educacionais? Revista Linhas. 2012;13(2):1-12.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Licença Creative Commons
Arquivos de Ciências do Esporte de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces.