A influência da escolaridade no uso de suplementos alimentares

Autores

  • Marina Destéfano Prezotto
  • Mara Cléia Trevisan

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v6n4.2383

Palavras-chave:

suplementos nutricionais, academia, nível de escolaridade.

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar o uso de suplementos alimentares entre indivíduos com alta e baixa escolaridade os quais são praticantes de atividade física em academias de Uberaba-MG. A amostra foi composta por 660 pessoas, com idade acima de 18 anos de ambos os gêneros. Foi utilizado questionário autoaplicável, padronizado, de múltipla escolha, previamente testado. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e o teste Qui-quadrado, por meio do Software SPSS 17 com p-Valor<0,05. É expressiva a prevalência de uso de suplementos alimentares, 317 (48%), principalmente entre os indivíduos com alta escolaridade 234 (35,5%). Não houve diferença estatística entre o uso de suplementos nos diferentes níveis de escolaridade, entretanto entre os que utilizam, os com alta escolaridade em sua maioria 61 (9,2%) fazem uso de 2 suplementos, enquanto os com baixa escolaridade em sua maioria 66 (10%), utilizam apenas 1 tipo de suplemento.  Os indivíduos com alta escolaridade consomem preferencialmente mais de um tipo de suplemento 161 (50,7%), sendo os ricos em proteínas 35 (11%), anabolizantes 9 (2,8%) os mais consumidos. Já entre os indivíduos com baixa escolaridade se destacam entre os mais consumidos, os ricos em proteínas 18 (5,6%) e BCAA 4 (1,2%). Sendo assim, o nível de escolaridade não interfere no uso de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias, porém o uso de suplementos é expressivo nesta população.

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Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Artigos originais