Relação entre estresse, atividade física e desempenho escolar em adolescentes

Ramon Lopes Fernandes, Samuel Ribeiro de Araújo, Ricardo Wagner de Mendonça Trigo, Guilherme de Azambuja Pussieldi

Resumo


Objetivo: Verificar níveis de estresse, atividade física e desempenho escolar de estudantes do ensino médio. Métodos: Amostra composta por 65 indivíduos de 15 a 18 anos. Para investigar o desempenho escolar utilizou-se as notas bimestrais de cada participante. Para classificar o nível de atividade física aplicou-se IPAQ versão curta e para o nível de estresse o ISSL. Estatística descritiva média, no software Excel pacote Windows. Comparações de médias através do Mann Whitney Test com p ≤ 0,05. Resultados: Foi observada a presença de estresse em parte da amostra analisada, predominância de sintomas de estresse físico. Quanto ao nível de atividade física da amostra, também se mostrou heterogênea sem predomínio de nenhuma classificação. Apenas dois alunos encontraram-se com rendimento escolar abaixo da média. Não foram observadas diferenças significativas nas comparações entre grupo e nem nas comparações por sexo, e quando se tentou correlacionar as médias também não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Apesar de não terem sido evidenciadas diferenças significativas nas comparações realizadas neste estudo, vale ressaltar que houve a incidência de quadros de estresse nos adolescentes, e que estes merecem um acompanhamento adequado.


Palavras-chave


atividade física, adolescentes, saúde

Texto completo:

P.37-39

Referências


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