Expressão corporal e linguagem: os mistérios da comunicação de deficientes auditivos.

Autores

  • Cristiane Alves Martins Centro Universitário de Patos de Minas
  • Camila Marques Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas

Palavras-chave:

perda auditiva, atividade motora, linguagem.

Resumo

O processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade tem buscado formas de integrar o indivíduo em seu meio, o uso de linguagens artísticas como a música, a dança, a pintura dentre outras têm sido mostrada como importante estratégia metodológica a serem utilizadas na formação e inclusão do aluno com deficiência na escola. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre corpo, movimento e expressão corporal na comunicação e linguagem de deficientes auditivos, na percepção de educadores. A amostra do estudo foi composta por oito profissionais de educação, destes, quatro com formação em Educação Física e três em Pedagogia. O instrumento metodológico utilizado na coleta dos dados foi entrevista semiestruturada, realizado face a face. As principais temáticas abordadas nas questões versaram sobre a expressão corporal e o desenvolvimento da linguagem e comunicação entre surdos. Os resultados do estudo identificaram a expressão corporal como importante instrumento de comunicação, linguagem e inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, na visão de educadores. 

Biografia do Autor

Cristiane Alves Martins, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente,  Departamento de Educação Física do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas-MG, Brasil

Camila Marques Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas

 Bacharel Educação Física, Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, Patos de Minas-MG, Brasil.

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Publicado

2014-11-15

Edição

Seção

Artigos originais