A influência da marca na prescrição médica do Sistema Público de Saúde Federal do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v2i2.1328

Palavras-chave:

Marca, Saúde pública, Prescrições médicas, Medicamentos genéricos, Brand, Public health, Medical prescriptions, Generic drugs.

Resumo

O presente trabalho visa analisar a influência da marca no processo de prescrição de medicamentos por parte dos profissionais atuantes na área da saúde pública do Rio de Janeiro. Contextualizando com o cenário da indústria farmacêutica no Brasil, foram discutidas as estratégias de proteção intelectual e de marketing existentes nesse setor. Tentou-se compreender o papel da marca na indústria farmacêutica e a sua relação com a prescrição médica. Na metodologia foi utilizada uma análise quantitativa através de um survey aplicado a 49 médicos de hospitais públicos federais. Concluiu-se que são vários os fatores subjetivos que influenciam a prescrição médica, dentre eles, o apelo promovido pela marca na indústria farmacêutica, apesar das tentativas do governo para promover o programa de medicamentos genéricos.

Biografia do Autor

Talita Duarte Filipino, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, atualmente Chefe de Serviço do Pessoal Ativo do Ministério da Saúde com lotação no Núcleo Estadual do Rio de Janeiro.

Iolanda Margherita Fierro, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Graduada em Farmácia pela UFRJ, mestrado em Farmacologia e Terapêutica Experimental pela UFRJ, doutorado em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ e pós-doutorado na Harvard Medical School. Professora Associada da UERJ; Especialista Sênior e docente permanente no programa de pós-graduação stricto sensu da Academia de Propriedade Intelectual do INPI.

Patricia Pereira Peralta, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tornou-se Mestre em História da Arte em 2001, Doutora em Artes Visuais em 2006 e Pós-doutora em Estudos Culturais em 2013. Foi professora dos cursos de licenciatura em artes do Instituto Bennett. Em 2005, passou a ser servidora pública, ocupando o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2007, começou como docente do programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, no qual permanece até o momento atual. Neste programa vem atuando na docência e orientação de assuntos que envolvem marcas e desenhos industriais. Além disso, atua como professora colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Referências

ARAÚJO, T.; VIEIRA, P. Verdades inconvenientes sobre a indústria dos remédios. 2009. Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/verdades-inconvenientes-industria-remedios 622410.shtml. Acesso em: 16 mai. 2013.

ASCENSÃO, J.O. Direito intelectual exclusivo e liberdade. Revista Esmafe: Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, nº 3, março de 2002.

BARBOSA, D. B. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2. ed. São Paulo: Lumen Juris, 2008.

______. 2010.

______. 2013.

BARROS, J.A.C. Estratégias mercadológicas da indústria farmacêutica e o consumo de medicamentos. Revista de Saúde Pública, v. 17, p. 377-386, 1983.

BRITO, R.R.; RIBAS, J.R. Os medicamentos genéricos no composto de produtos das indústrias farmacêuticas do Rio de Janeiro. XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. 2007.

CANTARINO, A. Marketing x Legislação Farmacêutica. 2º Congresso Científico da UniverCidade – Rio de Janeiro, 2007.

CERQUEIRA, J. G. Tratado da Propriedade Industrial. Vol. II - Tomo I São Paulo: Lumen Juris, 1982.

DIAS, C.R.C.; ROMANO-LIEBER, N.S. Processo da implantação da política de medicamentos genéricos no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 8, p. 1661-1669, 2006.

DOMINGUES,L.P. Marcas Notórias, Marcas de Prestigio e Acordo ADPIC/TRIPS. II Congresso de Verão de Propriedade Industrial. Faculdade de Direito de Lisboa. 2009.

FARO, L. et al. Homem com “H”. A saúde do homem nos discursos de marketing da indústria farmacêutica. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1297794209_ARQUIVO_HOMEMCOMh.pdf. Acesso em 08 ago. 2013.

GONÇALVES, L.M.C. Função Distintiva da Marca. Livraria Almedina. Coimbra,1999.SANTOS, B. E. A Cadeia da Inovação Farmacêutica no Brasil: aperfeiçoando o marco regulatório. III PRÊMIO SEAE - Brasília-DF, 2008.

HASENCLEVER, L. et al. Economia industrial de empresas farmacêuticas. Rio de Janeiro: E-pappers, 2010.

HEINECK, I. et. al. Análise da publicidade de medicamentos veiculada em emissoras de rádio do Rio Grande do Sul. RS., 1998.

IMS HEALTHCARE - The Global Use of Medicines: Outlook through 2017. Disponível em: http://www.imshealth.com/deployedfiles/imshealth/Global/Content/Corporate/IMS%20Health%20Institute/Reports/Global_Use_of_Meds_Outlook_2017/IIHI_Global_Use_of_Meds_Report_2013.pdf.

KAPFERER, JEAN-NOEL. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. 3. ed., Porto Alegre: Bookman, 2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo, Prentice Hall, 2006.

LASTRES, J.M. En Torno a um Concepto Legal de Marca. (1979-1980) Madri: Editorial Montecono SA., 1981.

LUNA FILHO. Governo norte americano proíbe indústria farmacêutica de dar palestras. [2013]. São Paulo: FENAFAR. Disponível em: http://www.fenafar.org.br/portal/medicamentos/62-medicaments/544-governo-norteamericano-proibe-industria-farmaceutica-de-dar-palestras.html.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

NOVOA, C.F. En Torno a la Aplicacion del Articulo 8º CUP por la Jurisprudencia Española. Comentário a la sentencia del Tribunal Supremo (Sala Primeira). 30 de Junio de 1973.

OLAVO, C. Propriedade Industrial. Sinais distintivos do comércio. Concorrência desleal. 1. v. 2. ed. Lisboa: Editora Almedina, 2005.

PEPE, V. L. E. , CASTRO, C.G.S. A interação entre prescritores, dispensadores e pacientes: informação compartilhada como possível benefício terapêutico. Cadernos de Saúde Pública, v. 16, n. 3, p. 815-822, 2000.

PORTAL DA SAÚDE – Ministério da Saúde. Sítio Eletrônico. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 04 abr. 2013.

ROSENBERG, Gerson. Medicamentos genéricos no Brasil: um estudo sobre a característica da demanda. Rio de Janeiro, 2009.

SANTOS, B. E. A Cadeia da Inovação Farmacêutica no Brasil: aperfeiçoando o marco regulatório. III PRÊMIO SEAE - Brasília-DF, 2008.

SELAN, B.; KANNEBLEY JÚNIOR, S.; PORTO, G. S. Relatório setorial sobre inovação tecnológica na indústria farmacêutica brasileira: uma análise a partir dos indicadores de inovação. Ribeirão Preto, 2007.

WONG, A. Verdades inconvenientes sobre a indústria dos remédios. São Paulo: Superinteressante. Entrevista concedida a Tarso Araújo e Patrícia Vieira. 2009.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Filipino, T. D., Fierro, I. M., & Peralta, P. P. (2018). A influência da marca na prescrição médica do Sistema Público de Saúde Federal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 2(2), 67–77. https://doi.org/10.18554/rbcti.v2i2.1328

Edição

Seção

Artigos