EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERFIL DOS PROFESSORES E ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA

César Henrique de Melo, Alvaro da Silva Santos, Niura Sueli de Almeida Martins

Resumo


Este é um estudo quantitativo e descritivo, que tem como objetivo caracterizar o perfil de docentes e alunos e identificar a presença de recursos didáticos e audiovisuais para a modalidade EJA; realizado com 12 docentes e 60 alunos numa escola pública de Uberaba-MG, através de entrevista a partir de questionário, no mês de Junho de 2014. Dentre os principais resultados destacam-se: 66,7% são do gênero feminino; 50% acima de 41 anos; 58,4% tem graduação, 33,3% tem especialização e 8,3% mestrado; 50% trabalham há mais de 21 anos; 66,7% dos docentes trabalham na EJA de um a 10 anos; 100% referiu que o material didático e recursos audiovisuais são inadequados. No que se refere ao perfil dos alunos: sexo feminino, de 26
a 35 anos, casados, com filhos, trabalhadores com carteira assinada, com renda individual de 1 salário mínimo, morando em zona urbana e distante da EJA, sem apoio da empresa tanto para estudar, quanto para ações de capacitação. O estudo mostrou a necessidade de se ampliar ações de capacitação aos professores e estímulos aos alunos, em especial na esfera de gestão pública da educação.
Descritores: Educação; Ensino fundamental e médio; Ensino.

This is a quantitative and descriptive study, that aims to characterize the profile of teachers and students and identify the presence of didactic and audiovisual resources for EJA mode; held with 12 teachers and 60 students in a public school of Uberaba-MG, Brazil, through interview from questionnaire in June 2014.
Among the main results are: 66,7% are female gender; 50% over 41 years; 58,4% have a BA or BS, 33,3% have specialization and 8,3% master's degree; 50% work as more than 21 years; 66,7% of teachers working in the EJA from one to 10 years; 100% stated that the teaching materials and audiovisual resources are inadequate. With regard to the students' profile: female, of the 26 35 years, married, with
children, workers officially registered, with individual income of 1 minimum wage, living in the urban area and distant from the EJA, without company's support both for study and for training actions. The study showed the need to expand training activities for teachers and students, in particular stimuli in the sphere of public administration education.
Descriptors: Education; Education primary and secondary; Teaching.

Este es un estudio cuantitativo y descriptivo, que tiene como objetivo caracterizar el perfil de profesores y alumnos e identificar la presencia de recursos didácticos y audiovisuales para el modo de EJA; hecho con 12 profesores y 60 alumnos en una escuela pública de Uberaba-MG, Brasil, a través de entrevista y cuestionario en junio de 2014. Entre los principales resultados destacanse: 66,7% son de sexo femenino; 50% más de 41 años; 58,4% hicieron La graduación, 33,3% tienen especialización y 8,3% mastria; 50% trabajan más de 21 años; el 66,7% de profesores que trabajan en la EJA de uno a 10 años; 100% declaró que
el material didáctico y recursos audiovisuales son inadecuados. En relación con el perfil del alumnado:
mujer, de 26 de 35 años, casados, con hijos, trabajadores oficialmente registrados, con ingreso individual de 1 salario mínimo, viven en el área urbana y distante de la EJA, sin apoyo de la compañía para estudio y acciones formativas. El estudio demostró la necesidad de ampliar las actividades de formación para profesores y para alumnos, estímulos en el ámbito de la educación de la administración pública.
Descriptores: Educación; Educación primária y secundária; Enseñanza.


Referências





DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v3i2.1083

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