A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jussara Gabriel dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo expor os resultados obtidos pela experiência de estágiosupervisionado no 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual do Município deUberlândia/MG. Buscou-se identificar os aspectos importantes que contribuem na práticaeducativa dos/as professores/as nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. A análiseadotou a perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizando o método de observação e categorização àluz teórico-metodológica de Richardson e Oliveira. Os resultados apontam que a afetividade, agestão e o planejamento foram aspectos decisivos na prática educativa das professoras dos doisprimeiros anos do Ensino Fundamental. O estágio enquanto atividade teórica instrumentalizadorada prática proporciona a aproximação à realidade docente, constituindo-se como momento dereflexão sobre e a partir dessa realidade, contribuindo para que a formação inicial de professoresseja uma práxis educativa.

Palavras-chave


Estágio; Prática educativa; Afetividade; Gestão; Planejamento.

Referências





DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v3i1.1232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.