AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Cíntia Aparecida Garcia, Joilson Meneguci, Marisa Antonini Ribeiro Bastos

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar as ações de educação permanente realizadas na área dasaúde pública no Brasil. Tratou-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, do tipo revisãointegrativa, realizada em outubro de 2013, sem recorte temporal e orientada a partir da seguintequestão: quais ações de educação permanente têm sido realizadas na área da saúde públicabrasileira? A população do estudo foi constituída pela produção científica, relacionada ao temaeducação permanente em saúde pública, consultada nas bases de dados SciELO, LILACS e PortalPeriódico CAPES. A amostra foi composta por 16 artigos. Se por um lado os artigos apontarammudanças no contexto da saúde e educação profissional, por outro foi encontrado que ainda hádesafios a serem vencidos. Cabe aos agentes formadores estabelecerem um processo educativoque possibilite aos trabalhadores de saúde pensar por si mesmos, enfrentar as contradições dasociedade e utilizar novas tecnologias para compreendê-las e transformá-las.

Palavras-chave


Capacitação de recursos humanos em saúde; Educação; Saúde pública.

Referências





DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1237

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