AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Cíntia Aparecida Garcia
  • Joilson Meneguci
  • Marisa Antonini Ribeiro Bastos

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1237

Palavras-chave:

Capacitação de recursos humanos em saúde, Educação, Saúde pública.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as ações de educação permanente realizadas na área dasaúde pública no Brasil. Tratou-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, do tipo revisãointegrativa, realizada em outubro de 2013, sem recorte temporal e orientada a partir da seguintequestão: quais ações de educação permanente têm sido realizadas na área da saúde públicabrasileira? A população do estudo foi constituída pela produção científica, relacionada ao temaeducação permanente em saúde pública, consultada nas bases de dados SciELO, LILACS e PortalPeriódico CAPES. A amostra foi composta por 16 artigos. Se por um lado os artigos apontarammudanças no contexto da saúde e educação profissional, por outro foi encontrado que ainda hádesafios a serem vencidos. Cabe aos agentes formadores estabelecerem um processo educativoque possibilite aos trabalhadores de saúde pensar por si mesmos, enfrentar as contradições dasociedade e utilizar novas tecnologias para compreendê-las e transformá-las.

Como Citar

Garcia, C. A., Meneguci, J., & Bastos, M. A. R. (2015). AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 3(3). https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1237

Edição

Seção

Artigos originais