Fatores que influenciam a percepção de professores de enfermagem das competências na docência

Autores

  • Claudia Cristina Maciel dos Santos
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina
  • Luciane Lúcio Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v4i2.1640

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a percepção das competências para oexercício da docência. Pesquisa transversal quantitativo com 45 professores de graduação em enfermagemque responderam à “Escala de fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício dadocência”. O escore médio total da escala foi de 170,6 (±13,7). Houve diferença estatisticamente significativa nofator Habilidades Interpessoais com atuação no Lato sensu (p-valor=0,03); nos fatores Abertura à Inovação eApoio Proativo à Docência com atuação no Stricto sensu os valores foram idênticos (p-valor<0,05). Os docentesparticipantes deste estudo tiveram uma percepção de moderada para alta da influência dos fatores na suacompetência docente. Os professores que atuam no Lato sensu tiveram melhor percepção das suas habilidadesinterpessoais com os alunos; os que atuam no Stricto Sensu tiveram menor percepção em relação a suashabilidades de busca por inovações no ensino e apoio proativo ao aluno.

Descritores: Competência profissional; Ensino; Docentes de enfermagem.

Publicado

2016-05-04

Como Citar

dos Santos, C. C. M., Puggina, A. C. G., & Pereira, L. L. (2016). Fatores que influenciam a percepção de professores de enfermagem das competências na docência. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 4(2), 86–97. https://doi.org/10.18554/refacs.v4i2.1640

Edição

Seção

Artigos originais