Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde

Autores

  • Márcia Schott

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2825

Palavras-chave:

Educação, Atenção primária à saúde, Participação da comunidade

Resumo

A integração ensino-serviço-comunidade está entre as diretrizes para educação superior e propicia educação permanente para os trabalhadores da saúde no Brasil, no sentido de formar profissionais preparados para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a perspectiva integradora de uma prática de ensino numa universidade pública federal. A prática foi intitulada Módulo Prática de Ensino na Comunidade (PEC), tendo como local o Campus Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto. Essa inserção nos serviços de saúde e na comunidade se dá desde o primeiro ano letivo. Trata-se de uma prática educativa que integra o ensino e o serviço tentando fazer com que a educação pelo trabalho possa ser também um caminho promissor para indução da educação permanente no cotidiano dos serviços. Nesse processo destaca-se ainda a criação de vínculos com a comunidade, que fomenta em todos os sujeitos envolvidos a participação popular para transformação social e fortalecimento da cidadania.

Biografia do Autor

  • Márcia Schott
    Nutricionista. Especialista em Educação Profissional em Saúde. Mestre em Saúde Pública. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto, SE/Brasil.    ORCID: 0000-0002-9825-883X E-mail: marciaschott@hotmail.com

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 264–268, 2018. DOI: 10.18554/refacs.v6i2.2825. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2825. Acesso em: 19 maio. 2025.