Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde

Autores

  • Márcia Schott

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2825

Palavras-chave:

Educação, Atenção primária à saúde, Participação da comunidade

Resumo

A integração ensino-serviço-comunidade está entre as diretrizes para educação superior e propicia educação permanente para os trabalhadores da saúde no Brasil, no sentido de formar profissionais preparados para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a perspectiva integradora de uma prática de ensino numa universidade pública federal. A prática foi intitulada Módulo Prática de Ensino na Comunidade (PEC), tendo como local o Campus Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto. Essa inserção nos serviços de saúde e na comunidade se dá desde o primeiro ano letivo. Trata-se de uma prática educativa que integra o ensino e o serviço tentando fazer com que a educação pelo trabalho possa ser também um caminho promissor para indução da educação permanente no cotidiano dos serviços. Nesse processo destaca-se ainda a criação de vínculos com a comunidade, que fomenta em todos os sujeitos envolvidos a participação popular para transformação social e fortalecimento da cidadania.

Biografia do Autor

Márcia Schott

Nutricionista. Especialista em Educação Profissional em Saúde. Mestre em Saúde Pública. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto, SE/Brasil.    ORCID: 0000-0002-9825-883X E-mail: marciaschott@hotmail.com

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

Schott, M. (2018). Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 6(2), 264–268. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2825