O que aprendemos com a pandemia da COVID-19: reflexões e vivencias de uma enfermeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.5752

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Idoso, Enfermagem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o que se aprendeu com a pandemia da COVID-19. O método utilizado foi o teórico-reflexivo baseado em literatura nacional, internacional e na vivência de campo. As considerações se baseiam em três áreas temáticas: Vivenciar a COVID-19; O impacto para os idosos; e A Enfermagem Gerontológica. O vivenciar a pandemia apresenta a vivencia de uma enfermeira especialista em enfermagem gerontogeriátrica e mostra o assistir na pandemia, seu processo de contaminar-se, bem como o retorno assistencial em um necessário se reinventar. No impacto aos idosos tem-se as questões dos isolamento e distanciamento, o idoso vulnerável, a solidariedade, a importância da iniciativa privada, o olhar sobre as instituições de longa permanência e as experiências de idosos na pandemia. Na Enfermagem Gerontológica tem-se que o conhecimento e atualização são necessários e o reafirmar da especialidade na Enfermagem, bem como que o cuidar é um ato significativamente pessoal e compreende assumir a importância da existência do outro. 

Biografia do Autor

Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira. Especialista em Gerencia em Salud para Personas Mayores. Especialista em Gerontologia Social. Mestre e Doutora em Enfermagem. Bolsista de Produtividade do CNPQ. Professora Associada da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Luciana Mitsue Sakano Niwa, Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva/Escola de Enfermagem (EE) da USP

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Geronto-Geriátrica. Mestre em Cuidado em Saúde. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem (EE) da USP

Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Programa Interunidades em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Especialista em Saúde do Adulto e Idoso. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa Interunidades em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Carla de Lima Silva, Hospital Sírio Libanês - Unidade Bela Vista

Enfermeira. Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Especialista em Enfermagem Gerontológica. Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Enfermeira Assistencial no Hospital Sírio Libanês - Unidade Bela Vista

Shirley da Rocha Afonso, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica Estadual Parque da Juventude

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica. Especialista em Docência na área da Saúde. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão do EAD. Coordenadora de Projetos em Enfermagem no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica Estadual Parque da Juventude

Referências

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020 [internet]. [citado 2020 ago 26]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19.

Ministério da Saúde (Br). Sobre a doença. 2020 [internet]. [citado ago 25]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid.

Ministério da Saúde (Br). Ministério da Saúde declara transmissão comunitária nacional. 2020 [internet]. [citado em 2020 ago 25]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46568-ministerio-da-saude-declara-transmissao-comunitaria-nacional.

Rodrigues RAP, Bueno AA, Silva LM, Kusumota L, Almeida VC, Giacomini SBL, et al. O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2018 jun [citado 2020 ago 17]; 31(3):313-20. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ape/v31n3/1982-0194-ape-31-03-0313.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800044

Gil H. Educação gerontológica na contemporaneidade: a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. RBCEH. 2015 [citado 2020 ago 17]; 12(3):212-33. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6005/pdf.

Kletemberg DF, Padilha MI, Maliska IA, Villarinho MV, Cosa R. O mercado de trabalho em enfermagem gerontológica no Brasil. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2019 [citado 2020 ago 17]; 72 (Suppl 2): 97-103. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v72s2/pt_0034-7167-reben-72-s2-0097.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0178

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Duarte, Y. A. de O., Niwa, L. M. S., Lucas, P. C. de C., Silva, C. de L., & Afonso, S. da R. (2021). O que aprendemos com a pandemia da COVID-19: reflexões e vivencias de uma enfermeira. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(4). https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.5752

Edição

Seção

Reflexão