O que aprendemos com a pandemia da COVID-19: reflexões e vivencias de uma enfermeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.5752

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Idoso, Enfermagem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o que se aprendeu com a pandemia da COVID-19. O método utilizado foi o teórico-reflexivo baseado em literatura nacional, internacional e na vivência de campo. As considerações se baseiam em três áreas temáticas: Vivenciar a COVID-19; O impacto para os idosos; e A Enfermagem Gerontológica. O vivenciar a pandemia apresenta a vivencia de uma enfermeira especialista em enfermagem gerontogeriátrica e mostra o assistir na pandemia, seu processo de contaminar-se, bem como o retorno assistencial em um necessário se reinventar. No impacto aos idosos tem-se as questões dos isolamento e distanciamento, o idoso vulnerável, a solidariedade, a importância da iniciativa privada, o olhar sobre as instituições de longa permanência e as experiências de idosos na pandemia. Na Enfermagem Gerontológica tem-se que o conhecimento e atualização são necessários e o reafirmar da especialidade na Enfermagem, bem como que o cuidar é um ato significativamente pessoal e compreende assumir a importância da existência do outro. 

Biografia do Autor

  • Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
    Enfermeira. Especialista em Gerencia em Salud para Personas Mayores. Especialista em Gerontologia Social. Mestre e Doutora em Enfermagem. Bolsista de Produtividade do CNPQ. Professora Associada da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
  • Luciana Mitsue Sakano Niwa, Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva/Escola de Enfermagem (EE) da USP
    Enfermeira. Especialista em Enfermagem Geronto-Geriátrica. Mestre em Cuidado em Saúde. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem (EE) da USP
  • Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Programa Interunidades em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
    Enfermeira. Especialista em Saúde do Adulto e Idoso. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa Interunidades em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Carla de Lima Silva, Hospital Sírio Libanês - Unidade Bela Vista
    Enfermeira. Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Especialista em Enfermagem Gerontológica. Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Enfermeira Assistencial no Hospital Sírio Libanês - Unidade Bela Vista
  • Shirley da Rocha Afonso, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica Estadual Parque da Juventude
    Enfermeira. Especialista em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica. Especialista em Docência na área da Saúde. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão do EAD. Coordenadora de Projetos em Enfermagem no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica Estadual Parque da Juventude

Referências

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020 [internet]. [citado 2020 ago 26]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19.

Ministério da Saúde (Br). Sobre a doença. 2020 [internet]. [citado ago 25]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid.

Ministério da Saúde (Br). Ministério da Saúde declara transmissão comunitária nacional. 2020 [internet]. [citado em 2020 ago 25]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46568-ministerio-da-saude-declara-transmissao-comunitaria-nacional.

Rodrigues RAP, Bueno AA, Silva LM, Kusumota L, Almeida VC, Giacomini SBL, et al. O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2018 jun [citado 2020 ago 17]; 31(3):313-20. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ape/v31n3/1982-0194-ape-31-03-0313.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800044

Gil H. Educação gerontológica na contemporaneidade: a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. RBCEH. 2015 [citado 2020 ago 17]; 12(3):212-33. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6005/pdf.

Kletemberg DF, Padilha MI, Maliska IA, Villarinho MV, Cosa R. O mercado de trabalho em enfermagem gerontológica no Brasil. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2019 [citado 2020 ago 17]; 72 (Suppl 2): 97-103. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v72s2/pt_0034-7167-reben-72-s2-0097.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0178

Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Reflexão

Como Citar

O que aprendemos com a pandemia da COVID-19: reflexões e vivencias de uma enfermeira. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 9, n. 4, 2021. DOI: 10.18554/refacs.v9i4.5752. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5752. Acesso em: 9 maio. 2025.