GERAÇÃO Z: O DESAFIO DE FORMAR LEITORES/ NATIVOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1347Resumo
A educação não acompanhou o perfil do aluno, indivíduo multitarefa imerso em tecnologias, ávido por informação e incluso na prática de comunicação instantânea. Essa constatação interfere na prática de leitura dentro e fora do espaço escolar. Assim, para que a leitura esteja presente na sala de aula e seja capaz de motivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem da Arte Literária para além da escola é preciso conhecer as características desse aluno, da chamada Geração Z ou ainda conhecido como nativo digital. Dessa forma, entende-se a literatura como um conhecimento possível e desejável, na formação do aluno, que precisa ser explorado considerando o conhecimento prévio e o repertório cultural desse público, influenciado diretamente pelos meios midiáticos. Este artigo, portanto, objetiva ampliar a discussão sobre a relação entre o perfil dos alunos atuais e a prática social de leitura, incorporando a utilização e influência das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de ensino. O nosso estudo concluiu sobre a necessidade premente de implantar e implementar novas metodologias de Ensino, considerando as características da Geração Z, e acreditamos na incorporação das tecnologias enquanto instrumentos da prática didática para reforçar o ensino de leitura de textos literários na formação do leitor consciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index