GERAÇÃO Z: O DESAFIO DE FORMAR LEITORES/ NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa/Estudante de Pós-Graduação.
  • Elisa Cristina Lopes Universidade Federal de Viçosa/Professora

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1347

Resumo

A educação não acompanhou o perfil do aluno, indivíduo multitarefa imerso em tecnologias, ávido por informação e incluso na prática de comunicação instantânea. Essa constatação interfere na prática de leitura dentro e fora do espaço escolar. Assim, para que a leitura esteja presente na sala de aula e seja capaz de motivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem da Arte Literária para além da escola é preciso conhecer as características desse aluno, da chamada Geração Z ou ainda conhecido como nativo digital. Dessa forma, entende-se a literatura como um conhecimento possível e desejável, na formação do aluno, que precisa ser explorado considerando o conhecimento prévio e o repertório cultural desse público, influenciado diretamente pelos meios midiáticos. Este artigo, portanto, objetiva ampliar a discussão sobre a relação entre o perfil dos alunos atuais e a prática social de leitura, incorporando a utilização e influência das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de ensino. O nosso estudo concluiu sobre a necessidade premente de implantar e implementar novas metodologias de Ensino, considerando as características da Geração Z, e acreditamos na incorporação das tecnologias enquanto instrumentos da prática didática para reforçar o ensino de leitura de textos literários na formação do leitor consciente. 

Biografia do Autor

Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa/Estudante de Pós-Graduação.

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de concentração em Estudos Literários da Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Letras pela mesmo universidade. Atua na área de apoio pedagógico para o ambiente virtual de aprendizagem PVANet e na produção de materiais didáticos para cursos a distância, na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da mesma universidade. Possui experiência como conteudista e tutoria a distância. Áreas de interesse em pesquisa: tecnologias da informação e comunicação e educação, formação do leitor, literatura e tecnologias da informação e comunicação, literatura e ensino, educação a distância.

Elisa Cristina Lopes, Universidade Federal de Viçosa/Professora

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1986), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com a dissertação "Do duelo ao dueto: A construção do sujeito na narrativa de Sérgio Sant´Anna" (1995), tendo como orientadora a profª Drª Eliana Yunes. Concluiu o doutorado em 2003, em Educação, na Universidade de São Paulo, com a tese intitulada "Por onde anda a literatura no ensino médio" sob orientação da profª Drª Maria Theresa Fraga Rocco. Realizou o Pós-Doutorado com bolsa CAPES, na Georgetown University, em Washington/DC. É professora adjunto, com Dedicação Exclusiva (DE - 40 horas) do Curso de Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Estudos Literários do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da literatura; Relação literatura e leitura, Escola e literatura; Formação de leitor. Sua incursão teórica dialoga com as reflexões empreendidas pela Estética da Recepção e Sociologia da Leitura.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Leonardo, E. da S., & Lopes, E. C. (2016). GERAÇÃO Z: O DESAFIO DE FORMAR LEITORES/ NATIVOS DIGITAIS. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1347