O USO DA ARMADILHA DE QUEDA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/nqyqwa30

Palavras-chave:

ensino de ciências, insetos, biodiversidade, educação ambiental, metodologia científica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar o uso de armadilhas de queda como ferramenta de ensino no estudo de Ciências para alunos do ensino fundamental. As armadilhas foram confeccionadas com 12 recipientes plásticos de 5 cm de diâmetro por 5 cm de altura, cobertos por caixotes de plástico com orifícios laterais, contendo solução de álcool 75% e detergente neutro. Pedaços de carne bovina (+ 0,25 mm³) foram usados como isca para atrair insetos. A investigação incluiu desde a construção do equipamento até a análise da importância ecológica dos insetos capturados, sendo conduzida em três ambientes: um quintal urbano, um depósito externo institucional e uma edificação urbana. Embora os alunos não tenham participado da confecção das armadilhas, acompanharam os resultados com entusiasmo. Após cinco dias de exposição, foram capturadas Ordens como Blattodea, Psocoptera, Homoptera, Aphididae, Lepidoptera, Diptera e Coleoptera. A metodologia demonstrou-se eficaz no ensino de conceitos ecológicos e práticas científicas, despertando o interesse dos alunos além da teoria; promovendo a compreensão da biodiversidade e da importância dos insetos no equilíbrio ambiental. A análise dos dados propiciou discussões em sala de aula, incentivando os estudantes a refletirem sobre padrões ecológicos e a importância da conservação.

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

O USO DA ARMADILHA DE QUEDA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS. Acta Biologica Brasiliensia, [S. l.], v. 8, n. Esp., p. 6–16, 2025. DOI: 10.18554/nqyqwa30. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/acbioabras/article/view/8543. Acesso em: 5 dez. 2025.