Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Revista Acta Biologica Brasiliensia publica gratuitamente artigos científicos originais, em quatro sessões:

  1. Biotecnologia e Produção
  2. Educação
  3. Meio Ambiente e Biodiversidade
  4. Saúde

São aceitos artigos contendo resultados de pesquisas científicas, revisões da literatura ou notas. Trabalhos de reconhecido valor científico, que já tenham sido apresentados em eventos científicos, mesmo que já publicados em anais, podem ser submetidos, desde que apresentem resultados adicionais ou uma abordagem diferente daquela anteriormente apresentada, sem plágio ou cópia de partes do texto.

O conteúdo apresentado no artigo é de total responsabilidade dos autores.

NORMAS GERAIS

Cada artigo deve ter no mínimo 3 (três) e no máximo 30 (trinta) páginas. Os manuscritos devem ser submetidos em português ou inglês. Porém, é obrigatório que o trabalho apresente título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Caso os autores optem pela publicação em inglês, e não sejam nativos da língua inglesa, recomenda-se uma revisão do texto por empresa especializada.

O texto do artigo deve ser digitado em editor de texto LibreOffice Writer, Open Office, Microsoft Office Word, com a extensão .odf, .doc ou ainda .docx. Deve ser utilizada fonte TIMES NEW ROMAN de tamanho 12 (exceto título que deve ser TIMES NEW ROMAN de tamanho 14).

As páginas do manuscrito devem ter as dimensões 20 cm X 27 cm, com o texto alinhado em uma coluna e espaçamento 1,5 entre as linhas. As margens devem ter limite superior e inferior de 2,5 cm e o limite esquerdo e direito de 3,0 cm. Cada parágrafo deve ter, em sua primeira linha, um recuo especial de 1,25 cm em relação às demais.

O artigo deve apresentar as seguintes seções:

- Título

- Title

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia

- Resultados

- Discussão

- Conclusão ou Conclusões

- Agradecimentos (opcional)

- Referências

Para o artigo de revisão as seguintes seções deverão estar presentes: Introdução, contendo justificativa e objetivo; revisão da literatura; Conclusão; Referências.

No ato da submissão o(s) autor(es) deve(m) informar que tipo de trabalho está sendo submetido: artigo de pesquisa, artigo de revisão ou nota científica.

As sessões podem ser em português ou inglês, não devem ser numeradas. Cada título ou subtítulo de seção principal do artigo deve estar em caracteres maiúsculos, exceto para nome de espécies, que devem seguir o padrão do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica ou Botânica, corpo 12, em itálico. Deve-se deixar 1 (um) espaço antes e depois de cada seção.

O título deve ser em fonte TIMES NEW ROMAN 14, negrito, espaçamento simples e centralizado. Deve ser apresentado em português ou inglês. O título traduzido deve estar em itálico. A seguir, devem ser apresentados os nomes dos autores em negrito, a Filiação/Instituição e endereços para correspondência eletrônica, utilizando fonte TIMES NEW ROMAN 12, espaçamento simples, centralizado. Estes tópicos devem ser separados por uma linha em branco, fonte 12, espaçamento simples. Caso os autores tenham filiações distintas, estes devem apresentar uma numeração sobrescrita informando sua instituição (ex. ¹Fulano da Silva, ²Beltrano Marques Xavier). Apenas a instituição deve ser informada e somente o endereço completo e e-mail do autor para correspondência.

O resumo deve ter entre 50 e 400 palavras, acompanhado de sua tradução para inglês ou português. Os autores devem apresentar entre três e cinco palavras-chave. O texto deve estar em Fonte TIMES NEW ROMAN 12, espaçamento simples e justificado. As palavras RESUMO e ABSTRACT devem ser centralizadas.

As figuras e tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível de onde forem citadas no texto. Devem estar centralizadas e numeradas. A legenda da figura deve estar posicionada abaixo desta, enquanto a legenda da tabela deve ficar acima e eventual rodapé abaixo. O texto das legendas deve estar em fonte TIMES NEW ROMAN 12, justificado, e o texto de rodapé em fonte 10. Somente serão aceitas figuras e tabelas. Não devem ser utilizados nomes como quadro, mapa, gráfico, etc. Para a formatação das tabelas, deve-se evitar o uso de bordas verticais, e o tamanho de fonte do texto das células deve estar entre 9 e 11.

Citações no texto

As referências devem ser apresentadas em ordem numérica, na sequência em que são citadas. Deve-se utilizar algarismos arábicos. Para duas ou mais referências separe-as por vírgula, sem espaço e sem parênteses: 3,8,11. Se consecutivas, devem ser separadas por um hífen, sem espaço e sem parênteses: 3-6. Também é possível citar os autores no texto. Veja exemplos:

Até três autores entre parênteses:

  • Um autor: (Silva, 2018)1
  • Dois autores: (Silva; Souza, 2018)1
  • Três autores: (Silva; Souza; Ferreira, 2018)1

Com fluidez textual:

  • Um autor: ...“De acordo com Silva (2018)1”...
  • Dois autores: ...“seguindo proposta de Silva e Souza (2018)1”...
  • Três autores: ...“como relatado por Silva, Souza e Ferreira (2018)1”...

Mais de três autores entre parênteses:

  • (Silva et al., 2018)1

Mais de três autores com fluidez textual:

  • ...“Segundo Silva et al. (2018)1”...

Referências bibliográficas

As referências devem ser listadas em ordem numérica, seguindo a ordem de aparecimento no corpo do texto. Deve ser adotado espaçamento simples, sem recuo, justificado, com uma linha separando cada referência.

O corpo editorial recomenda que as referências sejam preferencialmente de periódicos científicos. Deve-se evitar ao máximo a citação de outros tipos de fontes, como apresentações/anais de eventos, dissertações, teses, relatórios técnicos ou afins, bem como comunicação oral. Este tipo de citação pode ser aceito, se disponível online e desde que não ultrapasse 5% do total de referências citadas.

O número de referências deve estar entre oito (8) e trinta (30), aproximadamente.

Preferencialmente, 20% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 80% dos últimos 10 anos. As URLs informadas devem estar ativas.

Para periódicos:

  1. Bank S, Bradler S. A second view on the evolution of flight in stick and leaf insects (Phasmatodea). BMC Ecology and Evolution. 2022; 22(62). https://doi.org/10.1186/s12862-022-02018-5

 

  1. Lobo NCR, Ribeiro LM, Pereira JR, Almeida ÂA, Almeida FS. Efeitos de fatores ambientais sobre as assembleias de formigas arborícolas e epigéicas na Floresta Estacional Semidecidual. Ciência Florestal. 2023; 33(1): e67579. https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/67579

 

  1. Lancellotti IR, Mayhé-Nunes AJ, Feitosa RM, Portugal AS, Santos MG. Ants associated with fronds of the tropical bracken fern Pteridium esculentum subsp. arachnoideum. Biota Neotropica. 2022; 22(4): e20221416. https://doi.org/10.1590/1676-0611-BN-2022-1416

 

  1. Barbosa JEC, Barros RP, Costa MD, Araujo SFM. Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico. Diversitas Journal. 2023; 8(1): 114-122. https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037

Para livros:

Sobrenome Prenome (apenas as iniciais maiúsculas). Título do livro. Local: Editora; ano.

  1. Tundisi JG, Matsumura-Tundisi T. Limnologia. São Paulo: Oficina de textos; 2008.

Para capítulo de livro:

 Nome do autor abreviado, título do capítulo. In: Nome do Editor ou Organizador do livro (primeiro o sobrenome), seguido da abreviatura de editor (ed.); título do livro. Cidade da Editora: Nome da Editora, ano de edição, páginas do capítulo.

  1. Pelli A, Pedreira MM, Machado ARM. Macroinvertebrados bentônicos e parâmetros físico-químicos da água e sedimento como indicadores de saúde de Veredas no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. In: Hayashi C, editor. Tópicos de atualização em ciências aquáticas. Uberaba, MG: UFTM; 2014. cap. 1, p. 11-47.

Para legislação:

  1. Presidência da República (Brasil). Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. D.O.U, Brasília, DF, 11 jan 2002, Seção 1, 139(8):1-74. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm

 

  1. Presidência da República (Brasil). Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. D.O.U, Brasília, DF, 10 jan 2003. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

Autorizações prévias

A responsabilidade pelo conteúdo apresentado no manuscrito é única e exclusiva do(s) autor(es). O(s) autor(es) deve(m) verificar e solicitar previamente eventuais permissões para a reprodução de conteúdo, tais como imagens e dados já publicados. Também é de exclusiva responsabilidade dos autores a aprovação prévia de suas pesquisas nos respectivos comitês de ética, bem como eventuais cadastros para uso de patrimônio genético e conhecimento tradicional associado no SisGen (ou agência equivalente) e licenças de órgãos ambientais nas diferentes esferas.

Declaração de Direito Autoral

A Revista estimula o(s) autor(es) de um artigo já publicado, a distribuir(em) seu trabalho por canais físicos ou digitais, sempre citando a primeira edição.

O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos sobre o material publicado. Todavia, a publicação implica automaticamente, a cessão dos direitos autorais, sem pagamento por parte do periódico.

Submissão

O manuscrito deve ser submetido seguindo rigorosamente as instruções para elaboração e submissão da Revista, ou será devolvido aos autores. A contribuição deve ser original e inédita, e não pode ser submetida concomitantemente a outro periódico.

Os arquivos devem ter tamanho máximo de 5 MB.

O manuscrito deve ser submetido à Revista por meio do sistema Open Journal Systems; disponível em https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/

Avaliação dos manuscritos

A avaliação dos manuscritos é realizada conforme sistema de avaliação cega por pares. Nesse sistema, cada trabalho é examinado por pelo menos dois consultores ad hoc com notório conhecimento na área.

Permanece sigilosa tanto a identidade dos autores quanto dos avaliadores. Todas as informações pessoais são omitidas e retiradas do manuscrito pelos editores, antes do envio aos avaliadores, assegurando assim a avaliação cega.

Após aceitação do artigo, a Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação. Pequenas edições podem ser realizadas, sem alterar o conteúdo do artigo. Que é de total responsabilidade dos autores.

Critérios de avaliação

Os trabalhos são avaliados por consultores Ad hoc, seguindo os seguintes critérios:

  1. O tema é relevante?
  2. O manuscrito traz informações científicas relevantes e contribuem para o conhecimento na área?
  3. O artigo está completo, ou seja, tem início meio e fim?
  4. O título retrata o conteúdo do artigo?
  5. O resumo possui uma síntese concisa do trabalho, contendo os objetivos, a metodologia e os principais resultados da pesquisa?
  6. As palavras-chave apresentadas são apropriadas, adequadas e usuais?
  7. A introdução é bem estruturada? Contém a descrição e histórico do problema a ser investigado? Apresenta fundamentação para as variáveis que foram estudadas? Descreve a definição de termos específicos e o objetivo da pesquisa?
  8. O número e a natureza de citações são apropriados? As citações estão atualizadas?
  9. A metodologia é apropriada ao objetivo proposto? Contempla a descrição dos materiais e métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa? Indica as técnicas e processos de investigação? Está claro o procedimento de coleta dos dados para permitir que a pesquisa seja replicável?
  10. Os resultados são descritos de forma coerente?
  11. As bibliografias utilizadas na discussão são necessárias e pertinentes?
  12. A análise estatística, caso exista, sustenta a discussão?
  13. Todas as figuras e tabelas são necessárias para a compreensão do trabalho? Os dados apresentados nas figuras e tabelas são condizentes com os resultados? Apresentam legenda suficientemente explicativa e as informações contidas não são repetidas no texto? São apresentados os dados a serem usados como suporte à discussão e conclusões? As figuras e tabelas apresentam boa qualidade gráfica?
  14. O autor relaciona os seus resultados com os obtidos por outros autores?
  15. As conclusões e recomendações são válidas e se baseiam nos resultados apresentados? São sustentadas por evidências e estão relacionadas com os objetivos iniciais?
  16. Faça comentários para nortear o autor e o editor, sobre sua decisão, sem identificar-se.

 

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