Comparação da força de tronco, resistência abdominal e potência de membro superior e inferior de alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de escola pública e particular

Autores

  • Fernando Nazário de Rezende FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil
  • Wesley Rodrigues da Costa 1FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil
  • Thiago Montes Fidale FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil
  • Guilherme Goulart de Agostini Universidade Federal de Uberlandia - Educação Física UFU
  • Junara Paiva Marcacini FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil
  • Rafael de Paula Lana Universidade Atenas – Paracatu.
  • Moacir Marocolo-Júnior 1FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil

Palavras-chave:

comparação, escola pública, escola particular, força, potência, resistência

Resumo

Objetivo: comparar a aptidão física de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental de escola pública e particular através de testes específicos (força de tronco, resistência abdominal e potência de membro superior e inferior). Métodos: Para obtenção dos resultados foram utilizados o teste de resistência abdominal, com o maior número de repetições por minuto, força de tronco, com a utilização de um dinamômetro, teste de força explosiva de membros superiores, com o arremesso de medicineball, força explosiva de membros inferiores, através do Salto vertical “contra-movimento”, com a utilização de um aparelho Jump Test. Resultados: Com a análise estatística dos dados obtidos nos testes estabelecida em (p<0,05), foi verificado que somente a 5ª e 6ª séries apresentaram resultados significantes nos testes de resistência abdominal (5ª p=0,007 e 6ª p=0,019), arremesso de medicineboll (5ª p=0,014), e salto vertical contra-movimento (6ª p=0,018), sendo os maiores valores obtidos pelos alunos da escola particular. Conclusão: Os resultados do presente estudo indicaram que a atividade física extra-escolar pode ter influenciado na diferença encontrada na comparação entre as duas escolas.

Biografia do Autor

Fernando Nazário de Rezende, FISIO2EX – Centro de Pesquisa e avaliação Física em Performance Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberlândia – MG - Brazil

Fisiologia e Performance Humana

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Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Artigos originais