Os efeitos do bale? e do traço de personalidade no desenvolvimento motor

Autores

  • Suziane Peixoto dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Ana Paula Barreiros Do Amaral Bacharel em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, MG, Brasil.
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Crislaine Rangel Couto Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Cássio De miranda Meira Júnior Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

DOI:

https://doi.org/10.29327/2633899

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor global, Balé, Test of Gross Motor Development- 2, Traço de Personalidade, extroversão/Introversão.

Resumo

O desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais pode ser influenciado por diferentes aspectos, dentre eles a demanda de prática em diferentes contextos (como extracurricular) e a personalidade do sujeito praticante. O objetivo deste estudo foi verificar se existe diferença no desenvolvimento motor global entre escolares praticantes e não praticantes de balé e se há diferença no desenvolvimento motor global entre crianças introvertidas ou extrovertidas. Para análise, organizamos nossa coleta em dois grupos, o grupo controle (GC), composto por 15 meninas escolares que não praticavam balé como atividade extra e o grupo balé (GB), composto por 15 meninas escolares e praticantes de balé. Os instrumentos foram o Test of Gross Motor Development- 2 e a escala dos traços de personalidade. Os resultados mostraram melhores desempenhos para o GB nas habilidades de locomoção e para o GC nas habilidades de manipulação. Acerca dos dados de personalidade (crianças introvertidas ou extrovertidas), não foi observada diferença no desempenho motor.

Biografia do Autor

Suziane Peixoto dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Departamento de Ciência do Esporte

Área de Comportamento Motor

Patrick Costa Ribeiro-Silva, Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, MG, Brasil.

Área de Comportamento Motor

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Departamento de Ciências do esporte

Área de Psicologia do Esporte 

Crislaine Rangel Couto, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Área de Comportamento Motor

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Departamento de Esportes

Área de Pedagogia do Esporte

Cássio De miranda Meira Júnior, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Área de Comportamento Motor

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Publicado

2020-12-20

Edição

Seção

Artigos originais